Melão: Chineses concluem inspeção e RN espera iniciar exportações em fevereiro

18 de Janeiro 2020 - 04h18
Créditos:

Terminou às 13 horas desta sexta-feira (17) a inspeção técnica que um grupo de especialistas da Administração Geral de Aduanas da República Popular da China fez desde a segunda-feira (13) no Rio Grande do Norte e no Ceará para avaliar as condições fitossanitárias de produção de melão nos dois estados.

Essa era a última providência que faltava para o início da exportação do melão para o mercado chinês, previsto para começar até o fim do próximo mês de fevereiro.

Na visita aos campos de produção da Agrícola Famosa, os chineses ficaram impressionados com a tecnologia de colheita e transporte da fruta e, também, com o “packing house”, onde o melão é embalado.

A missão técnica do governo chinês foi recebida na Agrícola Famosa empresário e diretor de produção, Luís Roberto Barcelos.

A expectativa gira agora em torno do relatório dos técnicos chineses, que deverá ser conhecido nos próximos dias.

A previsão é de que, até o fim do próximo mês de fevereiro, seja iniciada a exportação do melão potiguar e cearense para a China. Os embarques deverão acontecer pelos portos do Pecém e de Natal. A viagem do melão cearense até o mercado consumidor chinês – maior do mundo – durará 34 dias.

Os chineses retornam a Pequim neste sábado (18), partindo do Aeroporto de Natal para São Paulo e de lá para Paris, de onde seguirá em voo direto da Air China para Pequim.

Com informações do Diário do Nordeste.

LEIA MAIS:

RN recebe visita de chineses e dá último passo para exportar melão para a China

Rei do Melão comemora abertura do mercado chinês para a fruta potiguar

Bolsonaro assina acordo para exportação do melão do RN para a China