
A Receita Federal inicia nesta segunda-feira (30) o pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2025, com mais de R$ 11 bilhões liberados para 6,5 milhões de contribuintes — o maior valor já pago em um único lote.
Recebem primeiro os idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves, professores, além de quem utilizou a declaração pré-preenchida e informou chave Pix com CPF. Segundo a Receita, 4,7 milhões de pessoas se enquadram nesses critérios prioritários.
Os valores serão depositados na conta bancária ou Pix indicada na declaração. Em caso de erro nas informações, o dinheiro ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil.
A consulta ao lote pode ser feita no site da Receita, no menu “Meu Imposto de Renda”. É necessário informar CPF, data de nascimento e o ano da declaração.
Os próximos lotes serão pagos em 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro.
Arrecadação recorde
Na última quinta-feira (26), a Receita divulgou uma arrecadação de R$ 1,2 trilhão entre janeiro e maio, o maior valor desde 1995. A cifra é reflexo de ações do governo, como a taxação de fundos exclusivos e offshores, reajuste de combustíveis e mudanças nas subvenções estaduais.