VIVALÁ MOSTRA FORÇA DO VOLUNTURISMO BRASILEIRO NA ABAV EXPO 2019

24 de Setembro 2019 - 10h06

 

Operadora que proporciona experiências unindo voluntariado e natureza busca parceiros

para cocriar iniciativas e expandir atuação no país

 

 

 A Vivalá, maior operadora de volunturismo no Brasil – modalidade que alia turismo e voluntariado – marca presença na 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo com o objetivo de divulgar a prática do volunturismo em escala nacional e atrair novos parceiros para sua rede de atuação.

“Estar em uma das maiores e mais importantes feiras de turismo do Brasil é fundamental em nossa estratégia de disseminar cada vez mais o Volunturismo no país”, afirma Daniel Cabrera, Cofundador da Vivalá“Acreditamos em experiências que unam natureza, conexão entre pessoas e a possibilidade de cocriar um futuro com mais oportunidades por meio do voluntariado, e o Volunturismo é a única modalidade que pode proporcionar tudo isso em uma única viagem”, completa o executivo.

Desde 2017 a Vivalá aplicou seu programa próprio de mentoria de negócios e capacitação profissional de microempreendedores – intitulado Universidade Vivalá – auxiliando mais de 180 negócios com o suporte de mais de 500 viajantes voluntários. Além da capacitação, a empresa prioriza fornecedores locais como parceiros, injetando nos últimos três anos mais de R$450.000 na contratação de serviços locais, o que fortalece a economia da região e gera renda e empregos nas comunidades. A organização também realiza mutirões de voluntários focados em infraestrutura e melhorias de condições básicas nos destinos em que opera – e aumentará essa frente de atuação nos próximos anos.

Atualmente a operadora oferece expedições de volunturismo para cinco destinos brasileiros: Amazônia (Rio Negro), Amazônia (Rio Tapajós), Amazônia (Rio Solimões), Lençóis Maranhenses (Atins) e Chapada dos Veadeiros (São Jorge), com a visão de expandir sua atuação para novas comunidades em 2020.

Paralelamente aos programas direcionados às pessoas físicas, a Vivalá também realiza projetos personalizados e criados a quatro mãos com universidades, colégios e empresas. Ainda em 2019, a operadora realizará edições em conjunto com a Universidade de Chicago e a E.O (Entrepreuners Organization) em comunidades ribeirinhas da Amazônia brasileira, onde membros das organizações atuarão de forma voluntária.

Daniel destaca o fato de que o viajante não precisa ter experiência prévia com mentoria de negócios para participar de uma expedição de volunturismo da Vivalá“Queremos que nossos viajantes conheçam destinos paradisíacos do nosso país e ainda se engajem em um trabalho voluntário realmente transformador e não apenas assistencialista. Desenvolvemos um processo em que treinamos nossos viajantes para que consigam criar soluções reais em conjunto com os moradores e, com isso, melhorar sua qualidade de vida”.

Ainda completa a necessidade de dar continuidade aos programas de voluntariado aplicados em cada região para garantir uma real transformação social. “São necessárias várias edições de cada expedição para que consigamos mudar a realidade para melhor. Por isso estamos atrás de pessoas e organizações dispostas a fazer a diferença no Brasil”.

 

A FORÇA DO VOLUNTURISMO

Apontado pelo relatório da Edelman Brasil e Panrotas como uma grande tendência do turismo mundial, movimentando 10 milhões de viajantes e US$ 2 bilhões por ano no mundo, o mercado de volunturismo tem projeções para dobrar de tamanho até 2020. Com esse cenário, os fundadores da Vivalá enxergam grande potencial de crescimento para a modalidade também no Brasil.

“Números indicam que de fato existe uma demanda crescente para esse tipo de experiência e isso já está se refletindo por aqui. De 2017 para 2018, por exemplo, tivemos um crescimento de 70% em inscrições para nossos roteiros de volunturismo”, afirma Pedro Gayotto, Cofundador da Vivalá.  

“Cada vez mais as pessoas buscam viagens com propósito, nas quais possam juntar o fato de conhecer um destino incrível, se conectar verdadeiramente com os locais e buscar o enriquecimento pessoal por meio do voluntariado”, acrescenta.

 

PARCERIAS

Atualmente a Vivalá possui parcerias institucionais com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exchange do Bem, Trip Voluntária, Entrepreneur’s Organization, Universidade de Chicago e Engenheiros Sem Fronteiras.

Durante a ABAV EXPO 2019, a operadora busca ampliar sua rede com novas organizações que acreditem no crescimento do volunturismo no Brasil. Entidades interessadas em realizar parcerias com a Vivalá podem contatar a operadora pelo e-mail [email protected]

 

 

SERVIÇO - 47ª ABAV Expo e 52º Encontro Comercial Braztoa

Quando: 25, 26 e 27 de setembro

Horário: 12h às 20h

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo-SP

Mais informações: www.abavexpo.com.br

 

 

Sobre a Vivalá

Vivalá é a maior operadora de Volunturismo no Brasil. As operações são realizadas com fornecedores das comunidades locais e o resultado são experiências que empoderam comunidades e ressignificam a relação das pessoas com o Brasil. Os roteiros de Volunturismo unem uma profunda imersão na natureza e trabalho voluntário, aplicando de forma contínua a metodologia da “Universidade Vivalá” para treinamentos de negócios comunitários. O programa tem como objetivo cocriar soluções que tragam desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população da região. A operadora também realiza mutirões focados em infraestrutura e melhorias de condições básicas nos destinos visitados. Mais em https://www.vivala.com.br/