Tibau do Sul monta Operação Semana Santa com setor privado e segurança pública

24 de Fevereiro 2021 - 18h39
Créditos:

A Prefeitura Municipal de Tibau do Sul-RN se reuniu, nessa quarta-feira (24), com representantes do setor privado e segurança pública para discutir e alinhar ações da chamada “Operação Semana Santa”, que visa expor quais medidas tomadas para reduzir os riscos de contaminação de moradores e turistas, em um cenário com aumento de casos da Covid-19.
 
O feriado da Semana Santa é tradicionalmente uma data de grande fluxo de visitantes na região. “A Prefeitura seguirá a recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte, que orienta os municípios em cumprir fielmente os termos do Decreto Estadual de 19 de fevereiro de 2021”, afirmou a Chefe de Gabinete da Prefeitura, Fernanda Galvão, que ressalta que as medidas são para evitar o colapso no sistema de saúde.  
 
Para facilitar o entendimento, comunicação e cumprimento do decreto, a Prefeitura de Tibau do Sul fornecerá uma cartilha ilustrativa (em formato digital e impresso) com as determinações do que é ou não permitido, como a proibição de consumo de bebida alcoólica e o uso de caixas e instrumentos de som em via pública, proibição de ambulantes não cadastrados e fechamento de bares e restaurantes até às 22h. “Haverá um efetivo de pelo menos 30 pessoas trabalhando em diversos pontos para fiscalização e orientação em relação ao uso de máscara e álcool gel, lotação máxima de pessoas em locais de atendimento ao público, lanchas de passeio, jipes, táxis e vans de transporte público. A operação teve início no dia 24 de fevereiro e terminará em 5 de abril, com possível aumento de efetivo durante o final de semana do feriado”, esclareceu o coordenador da “Operação Semana Santa”, Eliandro Gustavo Bortoluzzi.
 
A presidente da Abrasel Pipa – Associação de Bares e Restaurantes, Adrianne Ciantelli reafirmou na reunião o compromisso dos associados em acatar as determinações. “A Abrasel se preocupa e, por isso, lançará campanha para associados e não associados sobre as determinações”. Já, o representante da Ashtep, - Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa, Stéphane Roueich, menciona a importância da comunicação entre gestão pública e sociedade civil: “O trabalho em conjunto fortalece o encontro de soluções que beneficiam nosso município”.
 
A prefeitura planeja agir de forma sistemática com fiscalização e autuações em caso de descumprimento não somente no período da noite, mas também em outros focos de possível aglomeração, como praias, passeios de barco, jipes e similares. Pontos de barreira sanitária serão instalados nos acessos de Pipa, também visando fiscalizar a entrada de ônibus e vans com turistas sem destino reservado, além de passar orientações quanto o cumprimento do decreto aos veículos de passeio.
 
A representante do Pipa Convention Bureau, que reúne grande parte do comércio do destino, Luna Bastos, mostrou preocupação diante situação que o município enfrenta: “Muitos lugares terão faturamento reduzido, mas entendemos que seguir as medidas evitará o fechamento definitivo de vários estabelecimentos”.
 
A Operação Semana Santa contará com o auxílio e participação da força de segurança pública, representada na reunião pelo Subtenente Aristelo da Silva Paiva, comandante da Polícia Militar em Pipa. “Há uma previsão de necessidade de um efetivo de 40 profissionais de segurança pública entre policiais militares e civis e bombeiros durante os dias de feriado”, manifestou o comandante.