
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta quinta-feira (10), a Operação Voz do Alto, com o objetivo de desarticular núcleos locais de uma facção criminosa interestadual que atuava principalmente nos municípios de Pau dos Ferros, Rafael Fernandes e Encanto, na região do Alto Oeste potiguar.
A ofensiva foi conduzida pela 4ª Delegacia Regional de Pau dos Ferros (4ª DR) e pelo 4° Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), com apoio da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), mobilizando cerca de 80 policiais civis de diferentes unidades. Ao todo, foram cumpridos 59 mandados judiciais, sendo 34 de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão.
Durante as diligências, foram apreendidos mais de dez quilos de drogas, incluindo crack, cocaína e maconha, além de duas armas de fogo e diversas munições.
De acordo com as investigações, integrantes da organização criminosa vinham impondo regras próprias em alguns bairros, conduzindo “julgamentos” e aplicando punições ilegais à população local, em um claro paralelo ao poder do Estado.
O nome da operação, Voz do Alto, faz referência à presença firme e coordenada do Estado para reprimir o crime organizado e restabelecer a ordem pública na região.