Haddad critica Tarcísio por postura sobre tarifas; governador diz que ministro deveria ‘falar menos e trabalhar mais’

10 de julho 2025 - 18h21
Créditos: Agência Brasil

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), trocaram farpas nesta quinta (10) por causa das sobretaxas dos EUA sobre produtos brasileiros.

Haddad criticou Tarcísio dizendo que “ou se é candidato à Presidência ou candidato a vassalo” e que “não há espaço para vassalagem no Brasil desde 1822”. O ministro também apontou que o alinhamento dos aliados de Bolsonaro a Trump prejudica a economia paulista, afetando setores como o suco de laranja e a Embraer.

Em resposta, Tarcísio afirmou que Haddad deve “falar menos e trabalhar mais” e reconheceu o impacto negativo das tarifas para São Paulo, mas responsabilizou o governo Lula e o STF pela situação. Ele defendeu que o Brasil precisa retomar diálogo e ressaltou a importância dos EUA como maior investidor estrangeiro no país.

Haddad, por sua vez, afirmou não acreditar que as sobretaxas de 50% dos EUA se mantenham por muito tempo e falou sobre a necessidade de usar novas formas de comunicação para combater a desinformação e aproximar o governo da população.

Ambos permanecem firmes em suas posições enquanto a disputa política esquenta diante do cenário econômico atual.