Quase 90% dos comerciantes avaliam Carnaval de Natal como "positivo"

09 de Abril 2019 - 08h36
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Se o carnaval é muito esperado pelos foliões, entre os comerciantes não é diferente. De acordo com o IPDC, para 86,7% dos comerciantes entrevistados, o carnaval tem um impacto positivo nos negócios, número maior do que o obtido em 2018, quando 77,4% dos entrevistados consideraram o carnaval bom para sua atividade. 80,3% dos comerciantes consideraram o movimento de público como bom ou muito bom durante os dias de festa, e 46,3% confirmaram que as vendas ficariam dentro do esperado (29,7% afirmaram que as vendas ficariam acima do esperado).

Para conseguir atender à demanda gerada pelo movimento mais intenso durante o carnaval, 22,7% dos comerciantes entrevistados precisaram contratar, em média, dois funcionários extras. Estes receberam como pagamento o valor de R$ 75,90 por dia de trabalho. Os negócios funcionaram, em média, seis dias, e obtiveram faturamento médio diário de R$ 1.504,16.

Perfil

Entre os comerciantes ouvidos, 66,7% eram homens; 55,7% tinham entre 25 e 44 anos; 44% tinham ensino fundamental; 48,7% eram casados; 50% disseram ser autônomos e 64,7% disseram ser informais. Entre os formais, 22,3% eram microempreendedores individuais. Com relação ao segmento, 32,9% pertenciam ao segmento de bebidas; 19,4% eram lanchonetes; 12,9% eram bares e restaurantes; 6,6% eram lojas de conveniência; entre outros.

Sobre o local onde se instalaram durante o evento, verificou-se que 37% estavam no polo Ponta Negra; 24% no largo do Atheneu/Petrópolis; 14% no Centro Histórico; 10% na Redinha; 8,3% na Campos Sales/Afonso Pena/Rocas/Ribeira; e, 6,7% no polo Nazaré.