Pequenos negócios usam internet para se relacionar com clientes

02 de Outubro 2019 - 03h35
Créditos:

Cada vez mais, as ferramentas digitais estão inseridas nas formas de fazer negócios. Pesquisa feita pelo Sebrae Nacional mostrou que 72% dos donos de pequenos negócios no ano passado já utilizam a internet para se relacionar com seus clientes. Em se tratando de sites, o número mais que dobrou desde 2015, quando a instituição realizou levantamento semelhante, passando de 11% para 27% o percentual de empreendedores que contam com páginas na internet para seus negócios. Cada vez mais as empresas compreendem a importância da internet como ferramenta para alavancar as vendas e fomentar novos negócios

Para auxiliar empreendedores a entrarem cada vez mais nessa onda digital, o Sebrae no Rio Grande do Norte estruturou o projeto Transformação Digital, que disponibiliza para empresas tradicionais ferramentas e capacitações voltadas para adoção da tecnologia para fazer negócios e para aquelas que já estão inseridas nesse cenário a alcançar novos mercados, tudo isso baseando-se em dois pilares: relacionamento e negócios inovadores.

Uma dessas ferramentas é o Radar, uma plataforma desenhada para apoiar os empreendedores na análise de oportunidades de negócios e na localização mais adequada do seu ponto comercial. A ferramenta foi construída para oferecer de forma simples e direta, informações sobre o melhor local para abrir o negócio e as melhores atividades econômicas para se investir.

Na área de capacitação, o projeto também tem a ferramenta Negócios 4.0, que traz soluções para ajudar o empreendedor a se preparar para os desafios que o mercado moderno impõe. São quatro módulos: Comércios e Mídias Sociais; Inovação e Novas Tecnologias; Comportamento do Consumidor na Era Digital; e Operação e Engajamento de Equipes e Clientes.

As soluções do projeto se completam com a Arena Sebrae Digital, evento em que serão disponibilizar conhecimento e ferramentas inovadoras e acessíveis aos pequenos negócios no Rio Grande do Norte, mostrando de maneira prática como a transformação digital pode acontecer dentro das empresas ou nos futuros negócios. O evento será realizado nos dias 19 e 20 de novembro, na Arena das Dunas.

Presença digital

O evento vai servir para mostrar como essas novas ferramentas, como as redes sociais, podem fazer a diferença desde que planejamento e foco nesse novo consumidor. Ter um site na internet, por exemplo, pode mudar os rumos do negócio. No entanto, a criação de uma página na internet exige cuidados, a começar pela sua apresentação, pois ela define a própria identidade da empresa.

Além disso, a ferramenta tem que ser de fácil manuseio para que o público-alvo tenha um acesso mais rápido e sem perda de tempo. É fundamental, ainda, oferecer informações precisas sobre os serviços ou produtos ofertados para que o cliente saiba com quem está negociando, qual a origem dos produtos que provavelmente irá adquirir, bem como a qualidade e idoneidade da empresa.

Se a intenção, além de ter um site próprio, é criar uma loja virtual, é preciso saber qual tipo de tecnologia é mais adequada às necessidades, capacidades e exigências do negócio. Se o espaço é exclusivo de vendas, o empreendedor deverá usar ferramentas específicas, voltadas para as suas necessidades. Para montá-la, é necessário contratar uma empresa especializada, que vai customizar a página, atendendo às suas exigências e especificações, por meio da segmentação de seções e dos produtos disponíveis para venda, por exemplo.

Agência Sebrae de Notícias