Parceria na área de Educação é debatida entre SESI Escola RN e Agência Espacial Brasileira

29 de julho 2022 - 14h27
Créditos:

A SESI Escola em São Gonçalo do Amarante recebeu a visita da consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que é ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), Valentina Scott, na quinta-feira (28) à tarde. Representando, na ocasião, a Agência Espacial Brasileira (AEB), ela conheceu a estrutura de educação da SESI Escola. O SESI e a AEB discutem a possibilidade de construção de um projeto conjunto na área de educação no Rio Grande do Norte.

A consultora se mostrou entusiasmada com a estrutura, aparato tecnológico e de robótica, metodologia de ensino-aprendizagem e as iniciativas desenvolvidas na unidade. “Fiquei encantada. A proposta metodológica, pedagógica, muito bem embasada, coerente com as questões do século 21”, afirmou.

Acompanhada do gerente da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, Anderson Vieira, e da assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, Amora Cavalcante, ela conheceu as instalações e conversou com alunos da unidade educacional. “As crianças são muito felizes, empolgadas com as atividades educacionais”, contou.

Já a assessora do SENAI disse que a visita serve também para mostrar o que acontece e é desenvolvido no local em termos de tecnologia. “O objetivo é subsidiar ideias e fomentar a formatação de um projeto educacional com a Agência Espacial Brasileira”, informou Amora Cavalcante.

Após a visita, a representante da AEB explicou que vai levar as informações obtidas na SESI Escola à autarquia federal e ver “como podemos fomentar ações como essa de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, no âmbito da política educacional da Agência”.

Anderson Vieira ressalta que um dos propósitos na SESI Escola é manter a curiosidade e a busca pelo conhecimento por parte dos alunos. “Buscamos evoluir na educação desta forma”, concluiu.

Cooperação

Um acordo de cooperação técnica oficializado em 2021 entre o Sistema FIERN, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), e a Agência Espacial Brasileira, pretende impulsionar o desenvolvimento inédito e a expansão do uso de tecnologias como satélites e radares no setor nacional de energias renováveis.

Os desdobramentos esperados com a parceria, entretanto, vão além desse campo e envolvem desde impulso à formação de pessoal especializado nessas tecnologias – para atuação nas usinas que se espalham pelo Brasil – até transformar o país da condição atual de importador para a de exportador de tecnologias espaciais voltadas às energias.

Na ocasião, uma comitiva da Agência também esteve em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, para conhecer o programa de robótica desenvolvido por alunos do ensino fundamental e médio na SESI Escola, a escola modelo do SESI no Rio Grande do Norte. A possibilidade de parceria com o SESI já era vislumbrada à época.