"Nova Previdência é essencial para o Brasil", diz vice-presidente da Fecomércio

23 de julho 2019 - 03h57
Créditos:

Representando o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o vice-presidente da Federação, Luiz Lacerda, participou na manhã desta segunda-feira, 22, na Arena das Dunas, do seminário “Por que o Brasil precisa da Nova Previdência?”, que teve como palestrante o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

 

O secretário nacional do Trabalho, Bruno Dalcolmo, e o presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira, também participaram do evento, que foi promovido pelo Sistema Fecomércio RN, Fiern, Faern e Fetronor, e contou com a presença de prefeitos de vários municípios do estado, autoridades, empresários representantes dos setores produtivos e representantes sindicais.

 

" A nova previdência é algo essencial para que o Brasil possa destravar. Um instrumento que, além de impactar fortemente no reequilíbrio do país, corrige distorções e injustiças, e deve se somar a um pacote de medidas de estímulo à economia que tende a ratificar o novo e fértil terreno do qual o setor produtivo deste país necessita para impulsionar o Brasil", disse o vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Lacerda.

 

O presidente da Fiern, Amaro Sales afirmou que “todos sabem o quanto este é um assunto difícil, mas é uma medida necessária à construção de um novo futuro para o país. Inclusive com a inclusão de estados e municípios para que a reforma seja ainda mais ousada, considerando o que todos já sabem: a situação é crítica em todos os níveis. Por isso, precisamos que todos subscrevam um esforço nacional de equilíbrio das contas públicas".

 

O presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, destacou que "entendemos que o texto aprovado até agora não foi o melhor, mas estamos no caminho certo para fazer um país melhor ". Já o presidente da Faern, José Álvares Vieira, lembrou o trabalho de Rogério Marinho à frente da Reforma Trabalhista, o que o credencia para mais esta luta. "É hora de tratar de mais um tema complexo, e que impacta na vida de todos os brasileiros, como também são a reforma tributária, a abertura dos portos, entre outros".

 

Em sua palestra, Rogério Marinho, afirmou que o atual Sistema Previdenciário é insustentável. "Para se ter uma ideia, em 1950 tínhamos 14 pessoas em idade produtiva para cada aposentado. Hoje, esse número já caiu pela metade. São sete para um. Além disso, são quase 40 milhões de brasileiros não contribuem para a previdência, mas que vão precisar ser amparados por ele no futuro. Por isso dizemos que é um sistema insustentável", explicou.