
Herdeira do Itaú, banco cuja sede foi invadida nesta quinta-feira (3), por apoiadores de Lula (PT), Maria Alice Setubal, a Neca Setúbal (de vermelho na foto), declarou voto no petista em 2022.
“Não sou petista de carteirinha, mas, neste momento, Lula é a única liderança capaz de reconstruir esse país“, disse a filha de Olavo Setúbal ao Estadão em outubro daquele ano.
Questionada sobre como se sentia ao ver a elite declarando voto em Jair Bolsonaro (PL), ela respondeu:
“É uma tristeza profunda. É uma incapacidade de perceber o que para mim é muito óbvio, que todos ganham com uma sociedade com menos desigualdades, uma sociedade que você tenha mais segurança de sair da rua. Não precisa viver com muros altos, carros blindados, segurança. Você ter uma população educada numa escola pública, que tenha saúde gratuita, todo mundo ganha.”
Além de declarar voto em Lula no segundo turno da eleição presidencial, Neca Setubal aceitou integrar a equipe de transição do atual governo.
Apoiadora histórica de Marina Silva, ela fez parte do grupo de trabalho da Educação e chegou a participar de um encontro liderado por Fernando Haddad para fazer um raio-X do Ministério da Educação.
Invasão à sede do Itaú
Em meio à campanha do governo Lula a favor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e a Frente Povo Sem Medo, duas velhas linhas auxiliares do PT, invadiram o saguão da sede do banco Itaú na avenida Faria Lima, coração financeiro de São Paulo.
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que já liderou o MTST e convoca para 10 de julho uma manifestação para tentar reforçar o discurso do governo Lula de polarização entre pobres e ricos, celebrou a invasão em seu perfil no X:
“Pra cima! O MTST e a Frente Povo Sem Medo ocuparam hoje a sede do Itaú na Faria Lima – o prédio mais caro do Brasil, que custou R$ 1,5 bi para ser construído. A ocupação tem como pauta a taxação dos super-ricos. O recado do povo é claro: o Brasil precisa de Justiça tributária.”
Com informações de O Antagonista