Após mais de 80 anos, marca de queijo troca de nome devido a acusação de racismo

16 de Janeiro 2021 - 06h32
Créditos:

Uma companhia australiana de alimentos renomeou oficialmente uma famosa marca após receber reclamações por ter uma ofensa racial em seu nome.

O “Coon Cheese” (queijo Coon), vendido na Austrália há mais de 80 anos, agora será chamado “Cheer Cheese", informou seu fabricante na última quarta-feira (13). 

A empresa dona da marca, Saputo Dairy Australia, se intitula a maior processadora de laticínios do país. A decisão de mudar o nome da linha de queijos foi tomada no verão passado, juntando-se outras empresas forçadas a revisitar nomes de produtos.

A Saputo diz que o queijo “Coon” foi alvo de críticas por décadas. A empresa insistiu que a marca era uma homenagem a seu fundador, Edward William Coon. Porém, a palavra também consiste em um insulto racial muito ofensivo para pessoas não brancas. 

A empresa diz que a decisão é uma tentativa de “eliminar o racismo” da marca e que, com o novo nome, quer alinhar “com as atitudes e perspectivas atuais”. A troca de nome ocorreu depois de mais de duas décadas de campanha do ativista indígena Stephen Hagan.

Diversas grandes marcas, como Aunt Jemima, da Aveia Quaker, e o arroz Uncle Ben’s, da Mars, também anunciaram em 2020 que iriam revisar marcas tidas como racialmente ofensivas.

Fonte: CNN