'Mais RN consolidará informações atuais e úteis sobre municípios', diz consultor

08 de Agosto 2019 - 03h58
Créditos:

“A FIERN consolida o Mais RN como um Plano de Desenvolvimento também com informações vivas, atualizadas sobre os municípios uteis, prontas para uso, alimentadas por todas a prefeituras e funcionando como uma grande mesa de reunião digital permanente”. Assim o consultor José Bezerra Marinho resumiu a nova fase do programa, durante o Fórum “O Mais RN e o Desenvolvimento Municipal”, no auditório da Casa da Indústria.

Ele destacou que o resultado desta nova fase do Mais RN depende da atitude que será adotada, a partir de agora, pelos gestores municipais com a plataforma digital que eles podem acessar. “Estamos vivendo uma mudança de tempo e não um tempo de mudança. É preciso uma nova atitude”, afirmou. O consultor fez a explanação do projeto, após os pronunciamentos do presidente da FIERN. Amaro Sales, e dos dirigentes da Femurn, Fecam e Sedec, na manha desta quarta-feira (7).

Por isso, disse José Bezerra Marinho, é tão importante que os prefeitos e secretários que atuam na área de desenvolvimento econômico contem com esse instrumento que foi desenvolvido para concentrar as informações econômicas, ambientais, sociais e infraestrutura, além dos diferenciais, que possam ajudar os investidores que possam ser atraídos aos municípios do Rio Grande do Norte.

Segundo José Bezerra, esses dados, que serão “alimentados” pelos próprios gestores municipais, poderão ser atualizados sempre houver alguma mudança ou informação novas e serão publicadas também em inglês.

Coube ao assessor técnico Pedro Albuquerque apresentar as orientações para os prefeitos e secretários municipais sobre como eles poderão interagir e acessar a plataforma do portal do Mais RN.

Segundo Pedro Albuquerque, ao alimentar a plataforma com esses dados, os gestores vão permitir a implantação do Mais RN em polos regionais e nos municípios. Com isso, haverá o mapeamento de vocações, oportunidades e ações regionalizadas. Além disso, estarão organizadas informações econômicas estratégicas em nível municipal a fim de subsidiar investidores locais, regionais, nacionais e internacionais. Os dados vão formar também um bando de informações diretamente atualizados pelas prefeituras e um ambiente de diálogo da FIERN com os municípios.