Dá para mudar um celular 4G para 'pegar' o 5G?

31 de julho 2022 - 08h20
Créditos:

5G "puro" chegou nesta sexta-feira (29) em mais três cidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB). No início do mês, ele havia sido liberado na cidade de Brasília.

Essa nova tecnologia permite downloads com velocidade 20 vezes maior do que o 4G. Isso ocorre na casa dos gigabits por segundo (capaz de baixar filmes em menos de um minuto) e uma conexão mais estável. Por causa da sua baixa latência, é possível, por exemplo, jogar games no celular em pé de igualdade com as pessoas que estão em uma conexão fixa.

Mas boa parte dos brasileiros ainda possui um celular 4G. Será que é possível fazer algum upgrade no aparelho para aproveitar o novo sinal?

A resposta é não. Os celulares que suportam 5G são os que já têm essa tecnologia embutida no aparelho. Faz parte do seu hardware, que não pode ser trocado ou "atualizado".

Também não adianta tentar trocar o chip da operadora, alerta Carlos Rafael, professor de sistemas de informações da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

"Você não consegue pegar um celular 4G e fazer com que ele fique rápido como o 5G permite. O único jeito é com outro aparelho mesmo", ressalta.

O 4G vai continuar funcionando?

Sim, os celulares 4G continuarão funcionando normalmente, mesmo quando o 5G já estiver liberado em larga escala. "Você só não vai ter nenhum benefício com isso", diz Rafael.

Smartphones preparados para o 5G costumam informar isso na caixa, nas campanhas publicitárias e, muitas vezes, até no nome. "Esses já saem de fábrica habilitados. Se você já tem, é só trocar o chip e passar a utilizar o 5G se houver o sinal na sua área", explica Diogo Cortiz, professor de tecnologia e design da PUC-SP.

Vale ressaltar, porém, que Oi, Vivo e Claro ainda não especificaram se haverá necessidade de trocar seu chip (ou mesmo o plano de dados).

Vale a pena trocar?

Cortiz ainda não vê tanta necessidade para trocar o aparelho atual por outro que suporte a nova rede. "O 5G não está plenamente disponível. São só algumas pequenas regiões, ainda num cenário de teste, de experimentação", avalia.

Para Rafael, se você vive em um local que tem ou vai ter uma conexão 5G e a sua conexão 4G é muito instável, pode ser que seja vantajoso migrar. Porém, depende muito de como você usa o celular.

"Se você usa muito dados, trabalha na rua, precisa de uma alta taxa de transferência e sabe que você vai estar em algum lugar com cobertura 5G bacana, aí sim, você vai ter um ganho", conclui.

Vantagens do 5G

A nova geração de transmissão de dados é muito mais veloz e com menos atrasos.

"Então você vai fazer downloads no celular muito mais rápido e assistir séries sem muitas interrupções", exemplifica Cortiz.

O principal ganho, porém, não é para o consumidor final, e sim para a indústria, a saúde, os negócios e as cidades inteligentes.

"O 5G vai permitir o surgimento de novas aplicações que até hoje a gente não conseguia desenvolver porque a conexão ou era lenta ou existiam alguns atrasos que poderiam ser prejudiciais, por exemplo."

Fonte: Uol