Conheça algumas das novidades da ABAV Expo 2019

25 de Setembro 2019 - 11h06

 

A 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa é o principal ponto de encontro para profissionais do ramo de turismo, que têm a oportunidade de dialogar e fechar negócios com os mais diferentes fornecedores de serviços e produtos voltados para o segmento. O evento acontece de 25 a 27 de setembro, das 12h às 20h, no Expo Center Norte, em São Paulo. O credenciamento para profissionais da área pode ser realizado gratuitamente até o dia 24 de setembro, no site www.abavexpo.com.br.
 
Veja a seguir algumas novidades de marcas participantes da ABAV Expo 2019:
 
Alagoas
Neste ano, o governo de Alagoas terá mais uma vez um estande único na exposição promovendo a diversidade do turismo no estado, que é naturalmente rico em praias paradisíacas, atrativos históricos, culturais e uma gastronomia de padrão internacional.Unindo tecnologia, redes sociais e belezas naturais, o governo de Alagoas levará uma experiência nova para os que visitarem o estande do estado na feira. O "Alagoas te faz feliz- Ao Vivo" exibirá durante todo o dia três destinos locais ao vivo pelo facebook do perfil promocional Turismo Alagoas.
 
O público poderá conferir a exibição num telão e interagir com a transmissão pelo celular. A praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, a praia do Francês, em Marechal Deodoro, e a praia da Ponta Verde, em Maceió, são os destinos escolhidos. Durante o evento, o governo do Estado também lançará a nova cara da campanha promocional do Destino Alagoas, a Alagoas Te Faz Feliz. Repaginada, a ação já consolidada no mercado nacional e internacional, traz novo site, vídeos promocionais e folder que revelam a diversidade de experiências proporcionadas pelos destinos alagoanos. Roteiros de aventura, lua de mel, viagens em família, artesanato e gastronomia são destaques no material.
 
Abracorp
Representante do setor de viagens corporativas, a Abracorp trará sua já tradicional Ilha Corporativa Abracorp, um espaço de 312m² divididos em cinco lounges e 12 módulos. Serão 18 expositores, entre eles B2B Reservas, Reserve, CPV, Grupo Bisutti, Jacks Pilon, Bolshoi, GJP Hotéis, SG Mobile e BMR, Wex. O 5º Fórum Abracorp será realizado no dia 26 de setembro (quinta-feira), das 10h às 12h, com o tradicional brunch oferecido aos profissionais convidados do mercado de viagens corporativas.

Além de sorteios, a Abracorp inovará sua participação com a divulgação do Projeto IHC – Inovação, Habilidade e Competência, e irá ainda ofertar cursos às demais empresas e entidades do setor, com a chancela da Universidade Anhembi Morumbi. "A ABAV Expo reúne muita informação, networking e visibilidade para a rede de distribuição e, assim, é capaz de agregar consultoria profissional para todos os perfis de demanda por viagens e turismo", afirma Carlos Prado, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). 
  
Air Tkt
A entidade reunirá um time de consolidadores em um estande de 130m² com duas salas de reunião de negócios, em um ambiente propício para networking. Entre os participantes, estarão os parceiros Air France/KLM, Delta, Gol e Latam, equipes do Cartão Elo e Amadeus. "As edições anteriores da feira foram um verdadeiro sucesso. "Para os associados da Air Tkt, a ABAV Expo é o lugar onde conseguem contato com o maior número de agentes em um curto espaço de tempo. O nosso foco é o agente de viagem e ele está no evento para fazer negócio, e nós estaremos lá para ele", afirma Ralf Aasmman, diretor-executivo da entidade
 
B2B RESERV@S
Nesta edição da ABAV Expo a B2B RESERV@S traz de novidade a plataforma B2B P@Y. Uma solução integrada com o sistema INCONTROL da Mastercard de geração e controle de cartões virtuais (VCN), que automatiza o processo de pagamento e conciliação das despesas com hospedagens, passagens aéreas e locação de veículos. O VCN (VCN -Virtual CardNumber) é a nova geração de pagamento para viagens corporativas capaz de gerar um cartão por reserva o que confere mais segurança e garante conciliação eletrônica. 

Uma alternativa inteligente multi-bancos | multi-adquirentes. O B2B P@Y permite, ainda, a Conciliação eletrônica das transações realizadas com VCN. Com ele, você tem acesso a compartilhamento de dados, imagens (extrato e nota fiscal) em nuvem e relatórios gerenciais em diversas extensões permitindo integração de dados com ERP das empresas. "Garantimos um processo sustentável e digital em uma plataforma web, onde é realizada a conciliação eletrônica das despesas. Substitui-se o processo antes baseado em papel, por outro automatizado e digital, compartilhado na nuvem", explica o diretor presidente da B2B RESERV@S, Marcos Fernando.
 
Beto Carrero World
Já pensou em aproveitar um dia inteirinho de graça no maior parque temático da América Latina? Esta é a proposta da promoção "2º dia de parque grátis" que será oferecida pelo Beto Carrero World no último dia de ABAV Expo Internacional 2019, na sexta-feira (27/9). Na data, será realizada a "Black Friday dde Viagens" e as portas do Expo Center Norte abrirão para o público em geral.
 
Além da promoção, a equipe do maior parque temático da América Latina leva muitas novidades para a ABAV Expo 2019, que abrirá para agentes de viagens e representantes do trade a partir de quarta-feira (25/9). "Durante a ABAV, faremos o lançamento oficial do Tarifário 2020/2021, com apresentação das promoções previstas para os próximos anos. Outra grande novidade será a confirmação da nova temporada do ‘Natal do Shrek’, espetáculo musical e teatral que será realizado de 1º de novembro a 5 de janeiro de 2020", comenta Roberto Vertemati, diretor comercial do Beto Carrero World.
 
No estande do Beto Carrero World serão apresentados detalhes das mais de 100 atrações incluindo a nova área temática Hot Wheels, detalhes sobre o VillaMix Festival que chegará ao maior parque temático da América Latina em 29 de dezembro e contará com grandes nomes do cenário musical como Jorge e Mateus, Sorriso Maroto, Leonardo, Alok, Matheus e Kauan e Gusttavo Lima, entre outras novidades.Considerada uma das mais importantes feiras de turismo e negócios do país, a 47ª edição da ABAV Expo Internacional reunirá representantes de toda cadeira turística do Brasil. O evento, realizado de maneira simultânea ao 52º Encontro Comercial Braztoa, tem expectativa de superar os números de 2018 quando registrou mais de 23 mil visitantes e 1,1 mil marcas expositoras.
 
BMR
A BMR é uma empresa de desenvolvimento de soluções nas áreas de CRM, Business Intelligence e Database Marketing. Está no mercado há 16 anos e atualmente atende empresas como BMW Group, Carrefour Serviços Financeiros, Epson, Amanco, Motorola, dentre outros. Possui grande expertise no mercado de turismo, com projetos de Business Intelligence e CRM implantados em agências corporativas como Costa Brava, Maringá Turismo, Casablanca, Congonhas Travel, AGM Turismo e também projetos de grande impacto com as associações Abracorp e AirTkt.Para a ABAV Expo 2019, a BMR apresentará uma suíte de soluções inovadoras que poderão ajudar muitas agências de viagem a obter um diferencial competitivo perante seus clientes, bem como otimizar processos internos e, assim, reduzir custos.
  
Braztoa
Co-organizadora da ABAV Expo, neste ano a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) este ano levará 40 operadoras associadas para a feira. Durante o evento, apresentará seu novo aplicativo Midiacode, que servirá como um canal de comunicação entre agentes de viagem e parceiros, durante e depois da feira. Também será destaque deste ano o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020, cujos finalistas serão reconhecidos publicamente em anúncio durante o evento.
 
"Operadoras e agentes de viagens são grandes parceiras que trabalham pelo sucesso dos seus negócios e, consequentemente, pelo crescimento do setor de turismo e da economia do Brasil. Nesta edição, levaremos experiências, capacitações, palestras e cuidaremos das caravanas que levarão centenas de agentes ao evento", afirma Roberto Neldeciu, presidente da Braztoa
 
Clia
Representando o setor de cruzeiros, que somente na temporada 2018/2019 movimentou cerca de R$ 2 bilhões e gerou aproximadamente 30 mil empregos, a Clia marcará presença com um estande com grandes armadoras, como a MSC Cruzeiros, por exemplo. "Estar na ABAV Expo, em contato direto com profissionais e agentes de viagens, que são o principal canal de venda de cruzeiros, levando as novidades e diferenciais das próximas temporadas, será uma ação que alavancará ainda mais os números do setor, que tem grande impacto na economia nacional", afirma Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
 
Espírito Santo
Produtos da agroindústria capixaba como café, socol, queijo, biscoito, cachaça e cerveja artesanal serão apresentados durante a ABAV Expo 2019.  No espaço do Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) reunirá mais de 20 empresários locais bem como representantes de prefeituras que compõem as regiões turísticas do Espírito Santo.A feira é o principal evento do mercado turístico no Brasil e reúne toda cadeia produtiva do segmento. Em parceria com a ABAV/ES e as instâncias de governança das regiões turísticas do Estado, a Setur organizou diversas ações no espaço do Espírito Santo.
 
O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, explica que a Setur fez um trabalho de mobilização junto as regiões turísticas do Estado, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no sentido de qualificar a apresentação do Espírito Santo neste importante evento."Nossa participação neste evento partiu de uma mobilização, inclusive com apoio do Sebrae, que capacitou e disponibilizou acesso ao programa Missão, preparando o empresário para este tipo de evento, para que ele não só apresente informações de seu produto ou atrativo, mas que realize ações de encantamento deste público tão importante para o setor do turismo".
 
JetSMART
Fundada pela empresa de capital privado Indigo Partners, a JetSMART é uma companhia aérea sul-americana ultra low cost e que mantém operações na Argentina, Brasil, Chile e Peru. Em apenas três anos de atividade, a JetSMART transportou mais de 4 milhões de passageiros – batendo todos os recordes do mercado aéreo chileno, liderando os rankings de pontualidade e oferta de preços permanentemente baixos. A companhia é a patrocinadora oficial da Black Friday de Viagens, iniciativa inédita da Abav Expo que promove a venda de produtos e serviços turísticos nacionais e internacionais com descontos entre 5% e 50%.

Durante o evento, será possível conhecer mais detalhes sobre os primeiros destinos da JetSMART no Brasil. A empresa promoverá ainda uma ação especial com influenciadores digitais, oferecendo 50 gift cards de US$ 50 que serão disponibilizados para uso próprio de cada um deles. Outros 150 gift cards (também com US$ 50) serão sorteados em uma ação digital da empresa. Além disso, mais 100 gift cards serão distribuídos uma ação de e-mail marketing – todos aplicáveis apenas para compras de serviços da empresa.
 
Lufthansa
Durante a participação na ABAV Expo 2019, em conjunto com o Aeroporto de Munique, a Lufthansa vai aproveitar a oportunidade de estar em contato com os principais agentes de viagens do Brasil e promover o novo voo non-stop de São Paulo a Munique. A partir de dezembro esta rota se somará às nossas demais opções, partindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, num total de 26 de voos semanais para a Europa.
 
Maringá
Planejada desde sua criação, Maringá, localizada no noroeste do Paraná, Sul do Brasil, é uma cidade ímpar que mantém o planejamento urbano como uma das bases para o seu desenvolvimento. Fruto dessa preocupação, foi criado o Masterplan – planejamento estratégico desenvolvido pela iniciativa privada, poder público e sociedade civil organizada visando o desenvolvimento socioeconômico de Maringá até 2047, quando completará 100 anos.
 
Entre os pilares do Masteplan estão Tecnologia, Saúde, Intermediação Financeira e Educação. Além de ter o Agronegócio como uma das válvulas da economia local e regional, juntamente com a Confecção e o Turismo de eventos, lazer e negócios. O planejamento e a bela urbanização da cidade mantiveram Maringá bem posicionada nos principais rankings nacionais de cidades. Maringá ocupa o primeiro lugar no ranking de melhor cidade para se viver pelo segundo ano consecutivo, conforme levantamento da Macroplan (2018) e, de acordo com estudo da Urban System (2018), Maringá é a 9ª melhor cidade do país para fazer negócios, e a segunda do Estado do Paraná, atrás apenas da capital.
 
Rio Grande do Norte
O governo do estado do RN, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e Empresa Potiguar de Promoção Turística, participa mais uma vez da ABAV Expo para realizar     reuniões de alinhamentos estratégicos com as companhias aéreas Latam, Gol e Azul.  O objetivo é promover em conjunto o destino que, a partir de novembro deste ano, quando passará a desfrutar do aumento da conectividade aérea, contando com um incremento de 44 novos voos semanais, entre os sazonais e permanentes, resultado do novo regime especial de redução do querosene de aviação (QAV).
         
A comitiva do RN terá mais de 40 participantes do trade potiguar, e contará com um estande de 60m², viabilizado com recursos do Projeto Governo Cidadão, com o Banco Mundial. Como atrativo, o espaço terá a vivência de uma das maiores experiências de turismo do RN: a emoção de descer as dunas de Jenipabu. Um passeio de buggy virtual, a partir da realidade aumentada, aberto ao público da feira. O artesanato e a culinária local também serão atrativos para apresentar o RN. Geleias, castanhas e coquetéis de frutas típicas, vão garantir a experiência a partir do paladar.

O RN terá ainda destaque dentro do estande do Ministério do Turismo, trazendo a experiência do passeio barco ecológico e o tour gastronômico feito por Junior Tubarão da praia de Galinhos/RN. As prefeituras de Natal, Galinhos, Extremoz, Parnamirim, São Miguel do Gostoso, Mossoró e Maxaranguape estarão presentes.
 
Schultz
A Schultz lança, durante a 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo, nova assinatura "SmallGroups Travel Club", que irá incorporar operadores com produtos que atendem ao critério de distribuição em mercado qualificado. A Operadora também participa da ação Black Friday de Viagens, que acontece no último dia de evento.
 
Consolidado entre os produtos oferecidos pela Schultz, o novo "SmallGroups Travel Club" oferece roteiros personalizados para grupos de até 07 pessoas. Opção diferenciada para os turistas, as novidades oferecem renovação nos roteiros, que foram redesenhados de forma inteligente, contando com ainda mais comodidade em hospedagem, além de percurso feito em carros confortáveis e guia de turismo que acompanha o passeio.
 
Durante o evento, a Schultz apresenta Caderno de Ofertas nacionais e internacionais para o segundo semestre. A empresa também participa da ação de Black Friday de Viagens, com destinos brasileiros – Natal Luz em Gramado (RS), Porto de Galinhas (PE) e Maceió (AL), todos com bloqueio aéreo -, e internacionais – Canadá, Itália, Alemanha, Leste Europeu, África do Sul, Egito e Marrocos. Os pacotes terão ofertas com condições de pagamentos diferenciados. 
Participante de mais de 10 edições da ABAV Expo, a Schultz estará localizada no estande 17 da feira.
 
Oasis Hotels& Resorts
A rede possui atualmente sete hotéis em Cancun, sendo cinco deles em sistema all inclusive. Nesse ano, a rede relançou o hotel Grand Sens Cancun, um 5 estrelas somente para adultos em nova localização na Zona Hoteleira de Cancun. Neste hotel também será oferecida a categoria Luxury THE SIAN KA’AN AT GRAND SENS, oferecendo Check In e Check Out privado; EarlyCheck In e Late Check Out; apartamentos com jacuzzi ou piscina individual; serviço de mordomo/concierge; amenidades premium (L’Occitane), menu/cardápio de travesseiros, abertura de cama, vip lounge privativo e bebidas premium.
 
Com este novo empreendimento de hotéis luxo a rede abrange todos os perfis de hóspedes, com opções de unidades com melhor "custo benefício", com hotéis direcionados a famílias com crianças , casais em lua de mel , hoteis só para adultos , hotéis para a melhor idade, para jovens em busca de entretenimento e eventos ou mesmo uma tarifa menor para o hotéis no centro da cidade, ideais para quem quer pagar uma menor tarifa e só deseja ter acesso ao café da manhã.
 
PLUSS33
Durante os três dias de ABAV Expo, a Pluss33 promete se mostrar uma empresa capaz de transformar o mercado do turismo para os brasileiros no exterior.Fundada em novembro de 2016, a Pluss33 é uma empresa com foco no B2B sendo a sua estrutura de direção remodelada em março de 2018, quando Igor Barreto assume a diretoria com mais 5 sócios. O foco da Pluss33 é o atendimento ao agente de viagens e ao operador turístico, sempre com transparência e clareza nas questões relacionadas aos serviços prestados e em parceria com os melhores prestadores de serviços na França.
 
A Pluss33 irá apresentar na ABAV 2019 o site B2B com todos os serviços e roteiros Petit Groupe, que são roteiros com no mínimo 4 passageiros com saídas dos melhores pontos turísticos de Paris e seus arredores. Junto no Stand da Pluss33, estarão LIDO, BateauxParisiens, Brasserie Tour Eiffel, ParadisLatin e Françatur, que hoje é um dos maiores parceiros de compras dos serviços da Pluss33 no Brasil.
 
Hoje a Pluss33 é uma DMC completa (Destination Management Company), onde todos os serviços relacionados a turismo são prestados. Tais como, translados, passeios, guias, compra de ingressos, aluguel de carro, aluguel de apartamento, entre outras infinidades de serviços que o passageiro desejar. O grande diferencial da Pluss33, é que, toda a equipe operacional e comercial fica sediada no Brasil, com representantes nas principais regiões, focados no atendimento as agências e operadoras. 
 
Travel Ace
Líder em seguro aos viajantes na América Latina, a Travel Ace passa a realizar atendimentos médicos através de um serviço inovador: por videochamada. Além da comodidade, é eficiente, rápido, em menos de 15 minutos, os clientes podem esclarecer dúvidas de qualquer lugar do mundo.

Por meio do aplicativo próprio, disponível tanto para Android como para IOS, é realizada a consulta virtual, que vai desde tirar uma dúvida quanto à utilização de um medicamento, como a necessidade de procurar um pronto atendimento. O serviço pode ser utilizado de qualquer parte do mundo (com espera máxima de 15 minutos), o aconselhamento médico por videochamada não é um atendimento de emergência e é indicado principalmente para cuidados primários como, por exemplo: resfriados, erupções cutâneas, dores abdominais, infecções do trato urinário, entre outros.

Com uma equipe médica capacitada e por meio de perguntas objetivas é possível identificar sintomas e precisar de maneira personalizada, o melhor caminho a ser seguido. As consultas virtuais não substituem as presenciais e, se o especialista considerar apropriado, indica ao paciente a necessidade de procurar atendimento médico.
 
Uruguai
O Ministério de Turismo do Uruguai vem com tudo na ABAV 2019. No evento, o Vice-Ministro de Turismo do Uruguai, Benjamin Liebroff, receberá no estande do país seus parceiros e players do setor com uma nova proposta: Uruguai, um país desfrutar o ano todo. "Por meio da desconstrução do Uruguai por temporadas, queremos mostrar ao brasileiro que temos muito mais a oferecer. Somos um país cheio de encanto e simpatia que está disponível todo ano para vocês. Reforçamos nossa política de bem-estar ao turista. Estamos com muita expectativa quanto a essa ABAV", diz o Benjamin Liberoff.
 
Com regiões de beleza incalculáveis como as águas termais de Salto, Paysandú e Rivera, as famosas praias de Punta Del Este, os balneários de águas cristalinas de Piriápolis e Cabo Polônio, a suntuosa e virgem Atlantida ou a cosmopolita capital: Montevidéu, o vizinho é capaz de surpreender por cada cantinho para desfrutar durante o ano todo. A beleza de Maldonado no inverno, de Coloniadel Sacramento na primavera e a frescura do enoturismo no verão, são exemplos para o brasileiro se aventurar. O Uruguai é um país de contrastes, de gente, de tradições e folclores, onde a cultura, a arquitetura e a história convivem com o Golf, o turismo rural, náutico, esporte, cruzeiros e a gastronomia.
 
Dentre as notícias da ABAV estão benefícios para turistas estrangeiros pagando com cartão de crédito ou débito, IVA zero em hotéis, TAX FREE em locais aderidos, devolução de 22% do IVA sobre serviços gastronômicos, catering e aluguel de carros, desconto de 10,5 % do aluguel de imóveis e redução de 24% no preço da gasolina nas cidades fronteiriças do Uruguai.
 
Vivalá
A Vivalá, maior operadora de volunturismo no Brasil – modalidade que alia o turismo e o voluntariado – marca presença na 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo com o objetivo de divulgar o Volunturismo em escala nacional e atrair novos parceiros para sua rede de atuação. "Estar em uma das maiores e mais importantes feiras de turismo do Brasil é fundamental em nossa estratégia de disseminar cada vez mais o Volunturismo no país", afirma Daniel Cabrera, Cofundador da empresa. "Acreditamos em experiências que unam natureza, conexão entre pessoas e a possibilidade de cocriar um futuro com mais oportunidades por meio do voluntariado, e o Volunturismo é a única modalidade que pode proporcionar tudo isso em uma única viagem", completa o executivo.
 
Atualmente a operadora oferece expedições de Volunturismo para cinco destinos brasileiros, Amazônia (Rio Negro), Amazônia (Rio Tapajós), Amazônia (Rio Solimões), Lençóis Maranhenses (Atins) e Chapada dos Veadeiros (São Jorge), com a visão de expandir sua atuação para novas comunidades em 2020. Paralelamente aos programas direcionados às pessoas físicas, a Vivalá também realiza projetos personalizados e criados a quatro mãos com universidades, colégios e empresas. Ainda em 2019, a operadora realizará edições em conjunto com a Universidade de Chicago e a E.O (EntrepreunersOrganization) em comunidades ribeirinhas da Amazônia brasileira, onde membros das organizações atuarão de forma voluntária.
 
Sobre a ABAV Nacional

Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.

A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria da Vila do Saber, o espaço dedicado à difusão do conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo.

Globalmente está integrada à World Travel AgentsAssociation Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).
Site: www.abav.com.br
 
Sobre a ABAV Expo  

Realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), a ABAV Expo é uma das feiras brasileiras de maior longevidade e considerada a maior e mais importante para o setor de negócios de turismo. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de acordos entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.
 
Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.
Site: www.abavexpo.com.br

 
Sobre a Braztoa 
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos). Site: www.braztoa.com.br