[VÍDEO] Deputado lança candidatura à Presidência do América: "Souza entregou a gestão do clube"

06 de Setembro 2023 - 03h37
Créditos:

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF), no América, nunca foi unanimidade. Durante toda a disputa da Série C, isso foi ressaltado. Hoje (5), após o rebaixamento do clube, a situação foi oficializada, tanto é que o grupo anti-SAF lançou um nome para disputar a presidência do clube: o ex-presidente e atual deputado estadual Hermano Moraes. 

O parlamentar, inclusive, é entrevistado do Jornal das 6, por Enio Sinedino, Gustavo Negreiros e Dinarte Assunção. E, segundo ele, o acerto com a HIPE aconteceu de forma acelerada, fazendo com que o time formado "a peso de ouro", com folha salarial perto de R$ 1 milhão - o que, segundo ele, era valor de time da Série B - acabou rebaixado para a Série D. 

"Vamos ter um parceiro novo, mas esse parceiro tem que vir para somar", ressaltou Hermano Moraes, se referindo a HIPE, que teria assumido toda a gestão do futebol e não, segundo ele, contribuído com a diretoria do clube, que ainda deveria comandar o futebol. "Souza vinha fazendo uma boa gestão, mas entregou a administração do clube ainda durante o período de transição", acrescentou. 

Eleições

As eleições no clube devem acontecer no final do ano e, além de Hermano Moraes, deverá ter como candidato, também, o atual presidente Souza, na disputa pela reeleição. 

O modelo da SAF aprovado pelo América foi considerado um dos principais motivos do rebaixamento do clube. A empresa que gere o futebol, a HIPE, trouxe jogadores que pouco acrescentaram ao elenco e ainda teve a controversa contratação dos técnicos Thiago Carvalho e, depois, Dado Cavalcanti. 

Críticos a SAF

Vale lembrar que Hermano Moraes não é o único crítico a SAF. Outros dois ex-presidentes do clube, Ricardo Bezerra e Alex Padang, também fizeram críticas duras a nova gestão. Bezerra, por exemplo, afirmou que a parceria entre a Hype e o América, foi "açodada".

Antes, ainda durante a competição, Alex Padang, apontou a Hipe como a principal culpada pela "vergonhosa campanha" da equipe na Série C do Campeonato Brasileiro. Padang classificou o técnico Thiago Carvalho como uma "anomalia", sendo ele, o segundo culpado pela atual situação do América.

"Thiago Carvalho foi uma anomalia, que é o segundo principal culpado dessa vergonhosa campanha do América. A principal culpada é a Hipe que contratou e manteve. Foco agora em trazer um treinador diferenciado, e entender que não sairemos dessa situação com treinador de Séries D ou C", comentou Padang.

Com informações do Portal da 96 FM