Tripulação do Titan sabia da implosão 48 segundos antes, diz engenheiro: 'Filme de terror'

09 de julho 2023 - 04h52
Créditos:

A tripulação do Titan, submersível da empresa OceanGate, pode ter percebido a eminente implosão cerca de um minuto antes do incidente no fundo dos mares do Atlântico Norte.

Segundo o engenheiro José Luis Martín, em estudo feito para o site espanhol Nius, o veículo afundou sem controle durante 48 a 77 segundos. Nesse momento, a tripulação já saberia da provável implosão do submersível, que ocorreu momentos depois.

O especialista em submarinos afirma que o Titan teve uma queda livre de cerca de 900 m até a implosão, que aconteceu em uma profundidade de cerca de 2.000 m.

"Esta é uma grande notícia: David e Zach estão vivos!", comemorou, nas redes sociais, o líder do movimento que há quase dois meses vinha cobrando da Guarda-Costeira americana ações efetivas no mar, em busca do pai e filho, desde que o equipamento de localização pessoal que eles possuíam no barco parou de emitir sinais automáticos, na primeira quinzena de maio.

Para Martín, uma falha elétrica no início da descida pode ter sido o estopim para a perda de controle do submersível. O engenheiro descreve os momentos sem controle como um “filme de terror”.

“O Titan muda de posição e cai como uma flecha na vertical, porque os 400 kg de passageiros desequilibram o submarino. O medo e a agonia. Tinha que ser como um filme de terror”, explica o especialista. “Nesse período de tempo, eles estão percebendo tudo. E também em completa escuridão.”

O incidente tirou a vida dos paquistaneses Shahzada e Suleman Dawood, do britânico Hamish Harding, do francês Paul-Henrri Nargeolet e do americano Stockton Rush.

Com informações do R7