Secretário de Fátima diz que RN continuará no Consórcio Nordeste

18 de Junho 2020 - 03h30
Créditos:

O Governo do Rio Grande do Norte deve continuar no Consórcio Interestadual do Nordeste, apesar da polêmica em torno da fraude na compra de respiradores pulmonares para os estados da região. É o que defende o secretário estadual de Gestão de Projetos e Relações Institucionais, Fernando Mineiro.

Segundo o secretário, o consórcio deve ser preservado por se tratar de uma ferramenta que auxilia os governos estaduais a resolverem os problemas em conjunto. “É um instrumento de gestão muito importante, garantido pelas constituições estadual e federal. A filosofia é simples: somar esforços para resolver problemas comuns”, afirma.

Na avaliação de Mineiro, é preciso separar a polêmica sobre a compra dos respiradores da própria existência do Consórcio Nordeste. “Não podemos jogar a água suja e a bacia fora, como se diz no linguajar popular”, destaca o secretário. De acordo com ele, as pressões para que o Rio Grande do Norte deixe o consórcio configuram “jogo político”.

Segundo Fernando Mineiro, o Governo do Rio Grande do Norte vai permanecer no Consórcio Nordeste, a menos que a Assembleia Legislativa determine o contrário. “Foi a Assembleia que autorizou (a entrada no consórcio), através de uma lei. A não ser que revoguem a lei. Enquanto tiver lei, o RN vai participar e fazer as ações fundamentais de gestão”, diz o secretário.

Fonte: Agora RN