Receita Federal avalia possibilidade de instalação de Porto Seco em São Gonçalo

27 de Abril 2019 - 04h37
Créditos:

O secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado esteve em Recife (PE) na última quinta-feira (25), junto ao secretário de turismo e desenvolvimento econômico do município de São Gonçalo do Amarante, Vagner Araújo, para uma reunião com o superintendente Honorato Souza, o chefe de divisão aduaneira do nordeste Bruno e o delegado de alfândega de Pernambuco Carlos Eduardo Costa Oliveira sobre a viabilidade de instalação de um Porto Seco em São Gonçalo (RN).

A instalação ainda está no campo da análise. Em discussão preliminar na receita, foi levantada a hipótese da construção de um Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX), ao invés da tradicional Estação Aduaneira do Interior (EADI). A principal diferença é que o REDEX é um terminal alfandegado exclusivo para exportação, enquanto o EADI é mais adequado a importações.

Tanto o EADI quanto o REDEX são modelos de recintos aduaneiros de zona secundária. Neles são executadas operações de movimentação e armazenagem de mercadorias e despacho aduaneiro, e ficam localizados em regiões estratégicas para desafogar as operações nos portos e aeroportos (zonas primárias).  O objetivo da instalação de um terminal como estes no Rio Grande do Norte é facilitar a logística de exportação, reduzindo os custos operacionais e administrativos para garantir mais agilidade e segurança no cumprimento dos contratos.