Procon Câmara de Parnamirim apresenta relatório com atividades de 2023

21 de Fevereiro 2024 - 19h30

Nesta semana, o Procon Câmara apresentou o relatório das atividades desenvolvidas no ano de 2023. O órgão é um dos serviços essenciais oferecidos para a população de Parnamirim, que tem como principal missão mediar, orientar e zelar pelos direitos dos consumidores. 

No ano de 2023, foram realizados cerca de 3 mil atendimentos, que envolvem recebimentos de denúncias e reclamações relatadas pelos consumidores. Além disso, notificações aos fornecedores para que prestem demais esclarecimentos. Outro dado importante apresentado no relatório é o índice de resolutividade, que foi de 54,48%. 

Outras ações se destacam no documento, como a manutenção do serviço de atendimento e audiências híbridas, o aprimoramento dos termos de notificação virtuais e termos de audiência, com linguagem simples e visualmente acessível e a adoção do novo sistema do Ministério da Justiça, o ProConsumidor. O relatório também mostra o planejamento estratégico para 2024, objetivando solucionar outras demandas e assegurando o compromisso de defesa dos direitos dos consumidores.

Procon em dados

Em pesquisa realizada pelo Procon, a Caern lidera o ranking das empresas mais reclamadas em 2023, totalizando 70 reclamações. O Banco Itaú fica na segunda posição, com 35. Já o Banco Bradesco e o Banco do Brasil totalizam 24 reclamações anuais. A Caixa Econômica, com 18. As linhas telefônicas Claro, Vivo e Tim também se encontram na lista, com 31, 28 e 23 reclamações respectivamente. Já a empresa Magazine Luiza com 28, e Serasa Experian com 20. 

Foram 1039 processos registrados no ano de 2023 e 166 audiências. O mês de março lidera a posição de números, totalizando 158 processos e 27 audiências realizadas. Cerca de 1038 reclamações foram feitas ao percorrer do ano, e 943 foram processadas pelo WhatsApp, 4 por redes sociais, 90 presenciais e 2 por email. 55,11% foram feitas pelo público feminino e 44,41% masculino.

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