Portal feito por potiguar quer promover conexão de negócios sociais no Nordeste

11 de Outubro 2019 - 05h29
Créditos:

O Brasil está acompanhando uma tendência mundial de transformação no mundo dos negócios referente ao compromisso das empresas em manter ações de responsabilidade social e projetos que visam promover melhorias para diversas camadas da população e gerar impacto socioambiental positivo.

A grande novidade nos últimos anos e que vem aumentando na realidade empresarial brasileira é a chegada de uma nova geração de empresas que está fomentando uma mudança social positiva, buscando aliar lucro e impacto positivo na sociedade - os chamados negócios de impacto. Eles surgiram como um caminho para empreendedores que oferecem produtos e serviços que, por exemplo, reduzem a vulnerabilidade da população de baixa renda ou promovem o consumo de forma consciente diminuindo o prejuízo ao meio ambiente, mas que também obtém um retorno financeiro.

Para dar visibilidade e conectar os negócios de impacto, as organizações sem fins lucrativos e as ações de responsabilidade social que visam desenvolver iniciativas do bem é que surgiu o Impacta Nordeste, o primeiro portal do Nordeste que será a voz ativa de empreendedores sociais da região.  A plataforma será lançada no próximo dia 14 de outubro às 18h, no SEBRAE, em um painel intitulado “Desafios e Oportunidades do Empreendedorismo Social no Nordeste”, com a participação de Júlio Ledo, consultor nacional do SEBRAE para Negócios de Impacto, e Marcello Santo, idealizador do portal.

Criado por uma empresa potiguar, a Visão Social, o portal tem como objetivo promover a união de quem faz e ajudar quem quer fazer. “Seremos um espaço para conectar, capacitar, divulgar e mobilizar os negócios de impacto, projetos sociais e ações de responsabilidade social que pretendem transformar positivamente a região”, explica Marcello Santo, diretor-fundador do portal e da Visão Social – Soluções de Impacto.

O Impacta Nordeste (www.impactanordeste.com.br) é uma plataforma que vai integrar os diferentes atores de iniciativas sociais (empreendedores sociais, sociedade civil, poder público e setor privado) e suas necessidades, fomentando o ecossistema de negócios de impacto, das organizações sociais e dos projetos transformadores.  “Entendemos que há um enorme potencial e diversas oportunidades para quem quer transformar a realidade social da região de forma criativa e inovadora. Acreditamos que a comunicação, o conhecimento e o engajamento são ferramentas fund amentais para empoderar esses agentes em sua missão e gerar novas oportunidades”, afirma Marce llo.

O portal vai reunir, em um único espaço, informações e notícias sobre negócios de impacto, projetos sociais e iniciativas de responsabilidade social no Nordeste, e oferecerá serviços relevantes para os empreendedores sociais. Através do portal, será possível iniciar uma campanha de financiamento coletivo, ver editais abertos, obter conhecimento através de cursos, palestras e pesquisas, anunciar e ver oportunidades de emprego na área, expor seu negócio ou organização para investidores. Para isso, o portal conta com vários parceiros de relevância nacional como: Sebrae, a Pipe.Social – plataforma-vitrine que conecta quem investe e fomenta o ecossistema de impacto, Prosas - platafor ma de seleção e monitoramento de projetos sociais que articula patrocinadores, empreendedores sociais e cidadãos, e a Benfeitoria uma plataforma de crowfunding (financiamento coletivo) para projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental.