Plano de ajuda a estados em crise vai ao Congresso em 20 dias

09 de Abril 2019 - 04h18
Créditos:

O secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, disse que o governo deve enviar ao Congresso o Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF) dos Estados nos próximos 20 dias. Ele relatou ao Valor nos bastidores da "Brazil Conference 2019", realizada neste fim de semana em Cambridge (Estados Unidos), que a ideia do projeto de lei é dar mais flexibilidade aos governadores para decidir como se enquadrar nos critérios que gradualmente destravariam empréstimos com garantia da União.

Ele reconhece que alguns Estados têm enfrentado dificuldades para privatizar ativos que os ajudariam a se enquadrar no PEF e exorta governadores a construir uma narrativa mostrando os benefícios que essas privatizações podem trazer à qualidade dos serviços prestados. A recente venda de distribuidoras estaduais da Eletrobras seria um exemplo bem-sucedido, de acordo com Mansueto.

O secretário, um cearense de 51 anos, corrige quem se refere ao PEF como "Plano Mansueto." Ele disse que ficou surpreso com o convite para permanecer no Tesouro e admite que a continuidade da agenda reformista é o que o motivou a permanecer no setor público.

Fonte: Valor Econômico