Manter uma rotina saudável passa por um conjunto de fatores que, isoladamente, podem não fazer diferença. Realizar exercícios físicos de forma regular, por exemplo, só terá impacto se também houver uma alimentação saudável e equilibrada.

Para a nutricionista Alexandra Elim, parceira da academia Pulse, uma boa alimentação é importante em todas os aspectos da vida. "Um cardápio balanceado aumenta a imunidade, melhora o humor, memória e qualidade do sono e ameniza os sintomas de fadiga e o estresse", destaca.

"Além disso, previne o envelhecimento precoce, protege e melhora o sistema digestivo e também fornece disposição e mais energia para as atividades diárias, sobretudo as práticas de atividade física", completa Alexandra.

A profissional ressalta também a importância de fazer boas escolhas no pré e pós-treino. "O ideal varia de acordo com os objetivos e tempo entre a refeição e o treino, mas no geral carboidratos de baixo índice glicêmico, como os integrais, associados a uma fonte de proteína, são uma boa opção".

Caso esteja muito próximo o horário entre alimentação e treino, de acordo com a nutricionista, a dica é apostar em lanches mais leves, como uma fruta ou suco sem adição de açúcar.

Alexandra explica que os planejamentos alimentares também variam de acordo com o estilo de vida. "Quem deseja perder peso deve, ao longo do dia, ingerir menos carboidratos", diz. "Quem quer ganho de massa magra e hipertrofia deve se atentar para a ingestão de proteínas".

Por fim, ela lembra que somente um nutricionista é capaz de mensurar a quantidade adequada para cada caso. "É muito importante ter em mente que o cuidado com a alimentação vai além das escolhas do que comer antes e depois do treino", afirma. 

"Ter uma alimentação equilibrada é pilar fundamental na construção de um corpo saudável e na busca pela melhor versão de cada um", destaca.