Maus hábitos podem causar câncer que matou ex-técnico da seleção feminina

26 de Maio 2020 - 03h05
Créditos:

O ex-técnico da seleção feminina de futebol, Oswaldo Fumeiro Alvarez, mais conhecido como Vadão, faleceu hoje, aos 63 anos, vítima de um câncer de fígado.

Vadão descobriu o câncer no início de 2020 e já em estágio avançado. O ex-treinador estava se tratando em Campinas, interior de São Paulo, mas veio para a capital depois de complicações.

Conforma apontam dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de fígado é o sexto mais letal no Brasil. As causas mais comuns para o aparecimento da doença são maus hábitos alimentares —ingestão excessiva de frituras, alimentos ultraprocessados e gordurosos —, consumo exagerado de álcool, tabagismo, obesidade, esquistossomose e esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado.

Na maioria dos casos, o tumor está em estágio avançado quando é a diagnosticado, mas alguns sintomas podem dar sinais da doença no organismo, são eles: dor abdominal, distensão abdominal, perda de peso inesperada, perda de apetite, mal-estar, icterícia (cor amarelada na pele e nos olhos) e ascite (acúmulo de líquido no abdômen).

Fonte: Uol