Lançado há 10 anos, filme de Flordelis agora constrange elenco consagrado

26 de Agosto 2020 - 13h34
Créditos:

Reynaldo Gianecchini. Fernanda Lima. Deborah Secco. Cauã Reymond. Bruna Marquezine. Rodrigo Hilbert. Thiago Martins. Letícia Sabatella. Letícia Spiller. Marcello Anthony. Alinne Moraes. Ana Furtado. A lista vai em frente, reunindo quase três dezenas de atores famosos, muitos deles do primeiríssimo time.

Mas não se trata de uma novela da Globo, nem de um especial comemorando os 70 anos da televisão brasileira. Toda essa turma aparece no filme “Flordelis: Basta uma Palavra para Mudar”, lançado em 2010 sem maior repercussão.

O longa –ou, mais precisamente, seu trailer– ressurgiu esta semana, quando a missionária e deputada federal (PSD-RJ) Flordelis dos Santos Souza foi acusada de ser a mandante do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, executado com mais de 30 tiros em junho de 2019.

Apesar da constelação de celebridades, trata-se de uma produção modesta, quase amadora. A edição arrastada do trailer, que tem mais de cinco minutos de duração (o padrão habitual é inferior a três minutos) mostra que seus responsáveis não são do ramo. Os nomes de alguns atores aparecem grafados incorretamente (“Marquesine”, “Reinaldo”).

Por fim, a música xaroposa e as atuações “edificantes”, sem a menor sutileza, deixam claro o objetivo: o filme é uma peça de propaganda destinada a arrebanhar fiéis para a Comunidade Evangélica Ministério Flordelis, a igreja fundada pelo então casal na zona norte do Rio de Janeiro.

Nenhum dos atores cobrou cachê. Alguns dizem ter trabalhado um único dia, e conhecido Flordelis no momento das filmagens. Todos acreditavam estar contribuindo para um importante projeto social.

Com informações de F5/Folha