Incra descarta novos assentamentos e desapropriações de terras improdutivas

04 de julho 2019 - 13h32
Créditos:

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o general João Carlos Corrêa, descartou a possibilidade de novos assentamentos para trabalhadores rurais serem feitos pelo governo, em audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (4). “Com orçamento praticamente zerado, não é possível abrir novos assentamentos. Seria total irresponsabilidade”, disse.

No debate promovido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a pedido do deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG), o presidente do Incra atribuiu a falta de recursos ao governo anterior. Conforme ele, quando houver recursos, a prioridade do governo será a titulação das terras. “É algo que vai ser feito, mas quando vai ser feito? Em breve”, afirmou.

Corrêa descartou ainda promover a democratização das terras no Brasil por meio da desapropriação de terras improdutivas. “Desapropriações é algo que tem que ser revisto. Isso não é algo que deu certo”, disse. Ele atribuiu a atual situação precária dos assentamentos a governos anteriores. “Desapropriações massivas foram feitas sem planejamento, houve reforma agrária desenfreada - muita coisa deu certo, outras errado por conta de planejamento equivocado -, acarretando descontrole fundiário e precariedade nos assentamentos”, avaliou.

Agência Câmara