Em negócio de R$ 900 milhões, Centauro compra operação da Nike no Brasil

06 de Fevereiro 2020 - 14h00
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O grupo SBF, dono da loja varejista Centauro, comprou a operação brasileira da Nike no Brasil. Isto significa que a loja está se tornando a distribuidora exclusiva dos produtos da marca americana no Brasil. O negócio custará R$ 900 milhões à Centauro e envolve o período de dez anos.

A compra inclui quotas de capital social da Nike e capital de giro, incluindo o estoque e lojas, mas não direitos de propriedade intelectual da marca. As ações da varejista dispararam mais de 10% nesta manhã.

Com o acordo, a Centauro será a operadora direta e exclusiva do canal de vendas eletrônico nike.com.br por dez anos e, por cinco anos renováveis, poderá abrir lojas físicas monobrand. Há 24 lojas Nike Factory espalhadas pelo Brasil atualmente.

O Grupo SBF atuará como uma holding, com a Centauro e a Nike do Brasil como unidades de negócios separadas. Pedro Zemel, presidente da Centauro, assume como presidente da holding.

– Nos últimos anos, fizemos uma série de investimentos em diversas frentes e, principalmente, em tecnologia e multicanalidade, o que nos possibilitou avançar expressivamente no nosso setor e nos transformar em uma plataforma do esporte. Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de servir ainda mais a comunidade esportiva por meio de uma marca tão poderosa. Seguimos comprometidos com a missão de aprimorar o ecossistema do esporte no nosso país através de diferentes caminhos e modelos de negócios – disse Zemel, em comunicado.

O acordo ainda está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A novidade faz parte de planejamento da Nike para a América Latina. No Chile e Uruguai, um acordo similar foi celebrado com o Grupo Axo. A marca aposta em uma expansão no Brasil com este modelo de negócio.

– A Nike detém negócios de distribuição bem-sucedidos ao redor do mundo e expandir o modelo para o resto da América do Sul ajudará a gerar crescimento sustentável e lucrativo – comentou o presidente da Nike, Elliott Hill.

do blog Segunda Pele / Lance