Deputados lamentam perdas de Nevaldo Rocha e ex-secretário de Saúde

18 de Junho 2020 - 14h42
Créditos:

No horário destinado aos deputados, durante a sessão ordinária por videoconferência nesta quinta-feira (18), a solidariedade aos familiares do empresário Nevaldo Rocha deu o tom dos pronunciamentos. Os parlamentares externaram o seu pesar e a admiração pela trajetória do potiguar.

“Nevaldo Rocha foi o homem que gerou mais empregos no Rio Grande do Norte e merece homenagens de todos nós que nos solidarizamos com sua família enlutada, por sua bonita história”, afirmou Vivaldo Costa (PSD).

O parlamentar lembrou da época em que passou a conviver mais com o empresário, quando, a convite do seu filho, empresário Flávio Rocha, então deputado federal, fez parte da fundação do Partido Liberal no RN. 

“Nevaldo foi uma grande figura humana, quando veio de Caraúbas para Natal, com 17 anos, não tinha parentes, não tinha como se hospedar e foi para a guarda do Palácio do Governo e lá ficou alguns dias. Depois trouxe sua mãe que lavava a roupa dos americanos. Estou contando sua história para enaltecer e para que os jovens vejam e se inspirem que é possível. Ele era extremamente pobre e se transformou no maior empresário que esse Estado já teve”, afirmou Vivaldo. 

O deputado José Dias (PSDB) citou a grande importância das empresas criadas por Nevaldo Rocha, e sua dimensão econômica no contexto nacional. O parlamentar relembrou passagens da convivência e exaltou o caráter do amigo, bem como sua contribuição com as causas que defendia. 

José Dias afirmou que ele foi o maior colaborador na campanha eleitoral de Aluízio Alves para o governo estadual no ano de 1982 e falou de sua contribuição generosa, sem interferir na linha editorial, para que o jornal Tribuna do Norte se consolidasse no mercado. 

“Sou testemunha da década de 1960 até meados de 1980 da sua contribuição com aqueles em quem acreditava. Ele nunca negou uma colaboração”, disse José Dias, que elogiou a iniciativa do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) pelo voto de pesar em nome da Casa. 

O Coronel Azevedo (PSC) reforçou a aprovação da lei de sua autoria que beneficia os servidores, pois suspende,  de forma voluntária, os descontos das parcelas dos empréstimos consignados. O parlamentar afirmou que a lei já está em vigor desde ontem. 

Mas o parlamentar lamentou o fato de muitos servidores não terem conseguido acionar este direito, visto que não obtiveram atendimento. Na Secretaria de Administração não está havendo atendimento presencial e a orientação é para os interessados em suspender  a parcela buscarem atendimento por telefone ou site.

“Mas muitos servidores não conseguiram esse contato para fazer valer a lei, nem conseguiram orientação por parte da secretaria”, questionou Azevedo. O deputado informou que irá fazer uma grande campanha em suas redes sociais para divulgar este direito.

“Começou o prazo ontem, de 180 dias, e é preciso que a secretaria, de maneira célere, coloque à disposição o atendimento por telefone e pelo site de forma a evitar aglomeração”, alertou o deputado. 

O deputado Hermano Morais (PSB) também se solidarizou com os familiares do empresário Nevaldo Rocha e do médico Adelmaro Cavalcanti, ex-secretário de Saúde do RN. “O Rio Grande do Norte tem perdido seus filhos na capital e no interior nessa época de pandemia, fora as outras perdas. E hoje quero falar dessas duas pessoas que se destacaram nas suas atividades e deixar minha solidariedade aos familiares”, afirmou. 

Hermano afirmou que o senhor Nevaldo Rocha deixou grandes lições com seu empreendedorismo, pois “começou do nada e construiu um império com seu trabalho”. 

Já o médico Adelmaro Cavalcanti, Hermano afirmou que foi um lutador. “Pelo seu dever e compromisso, continuou trabalhando na pandemia, mesmo com sobrepeso. Era um excelente médico, caráter e um ser humano diferenciado”, externou o parlamentar.