Corveta Barroso atraca em Natal antes de seguir para Missão de Paz no Líbano

09 de Agosto 2019 - 07h41
Créditos:

A Corveta “Barroso”, da Marinha do Brasil, atracou no porto de Natal, nesta quinta-feira, e permanecerá na cidade até domingo, quando seguirá para atuar como Navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima (FTM), da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Os interessados podem visitá-la, com entrada pelo Terminal Marítimo de Passageiros, na Ribeira, neste sábado (10), das 14h às 17h.

O navio deixou a Base Naval do Rio de Janeiro no dia 4 de agosto, e, além de Natal, realizará escalas logísticas em Funchal (Portugal) e Toulon (França), com previsão de chegada em Beirute (Líbano) no dia 7 de setembro. A partir de 15 de setembro, a Corveta integrará a FTM-UNIFIL em substituição à Fragata “União”, que participa da operação desde março deste ano.

Em setembro de 2015, a Corveta Barroso notabilizou-se ao resgatar 220 refugiados no Mar Mediterrâneo, que se encontravam à deriva em uma embarcação precária a cerca de 300 quilômetros da Sicília. Tal ato mostrou ao mundo a competência, a humanidade e a solidariedade daqueles que realizam esta tarefa gloriosa de prover a paz.

A FTM-UNIFIL realiza operações de interdição marítima na costa a fim de impedir a entrada não autorizada de armas pelo mar em território libanês. Outro aspecto importante da missão é contribuir para o treinamento da Marinha do Líbano, com o objetivo de capacitar a Força Naval do país para a execução independente de tarefas de segurança marítima.

A UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas em 1978 e conta, atualmente, com a participação de diversos países, incluindo o Brasil, e com aproximadamente 12 mil militares e policiais, além de funcionários civis. No dia 29 de setembro de 2011, a Marinha do Brasil (MB) foi autorizada pelo Congresso Nacional a enviar um navio para integrar a FTM da UNIFIL. A presença do navio brasileiro naquela região contribui para a garantia da paz e da segurança no Sul do Líbano.