Confiança da indústria do RN alcança maior índice para agosto desde 2011

21 de Agosto 2019 - 15h03
Créditos:

A confiança do empresário industrial potiguar aumentou significativamente em agosto. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) atingiu 58,1 pontos este mês, o que representa aumento de 5,1 pontos na comparação com julho. Com esse crescimento, o ICEI alcançou o patamar mais elevado para um mês de agosto desde 2011, quando o indicador chegou a 55,3 pontos.

Além disso, o ICEI chega ao décimo terceiro mês consecutivo de resultados positivos, acumulando alta de 8,7 pontos no período. A análise dos componentes do ICEI mostra que o índice melhorou por conta tanto das condições correntes de negócios que, na percepção dos empresários melhoraram, como das perspectivas para os próximos seis meses, mais otimistas. A pesquisa mostra ainda que os empresários de todos os portes e segmentos industriais do Rio Grande do Norte estão confiantes.

Em matéria de aumento na confiança, o Rio Grande do Norte acompanhou a tendência dos indicadores nacional e nordestino no mês de agosto. De acordo com a CNI, a confiança do empresário brasileiro registra a terceira alta seguida, após uma sequência de quatro quedas iniciada em fevereiro de 2019.

O ICEI nacional atingiu 59,4 pontos em agosto, 2,0 pontos frente ao índice de julho (57,4 pontos). Com esse aumento, o índice encontra-se 4,9 pontos superior à sua média histórica (54,5 pontos) e 6,1 pontos acima do observado em agosto de 2018 (53,3 pontos).

A confiança dos empresários da região Nordeste, por sua vez, subiu 1,4 ponto em agosto, passando de 58,2 para 59,6 pontos, acumulando crescimento de 4,1 pontos entre junho e agosto de 2019.

A retomada da confiança da indústria pode ser atribuída à aprovação da PEC da reforma da Previdência, em primeiro turno, na Câmara e no Senado.