Antes de proposta ser apresentada, Bonavides já é contra reforma da Previdência

10 de Fevereiro 2019 - 04h05
Créditos:

A reforma da previdência que está sendo discutida pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) ainda não foi divulgada oficialmente, mas já tem oposição. Mesmo sem saber ainda o conteúdo da proposta, a deputada federal Natália Bonavides (PT) antecipa que é contra o projeto que será apresentado pelo presidente.

 

“Estamos propondo alternativas e queremos medidas mais rígidas para as grandes empresas que devem à Previdência. Vamos lutar com vigor contra a proposta de reforma previdenciária do governo Bolsonaro, baseada em um modelo que já foi aplicado em outros países e que resultou no empobrecimento da população idosa”, disse Bonavides nas suas redes sociais. 

 

A parlamentar potiguar protocolou quatro projetos de lei na Câmara Federal, todos referentes à “proteção da previdência e da aposentadoria do povo brasileiro”. Segundo a petista, as “proposições buscam acabar com a farra das grandes empresas que lucram fortunas e não pagam o que devem à Previdência Social, como por exemplo a Vale, responsável pela tragédia criminosa em Brumadinho”.

 

As medidas consistem em permitir o confisco de bens dos sonegadores da previdência; possibilitar o bloqueio de bens durante o processo de execução fiscal; o fim da possibilidade de perdão e anistia para essas empresas e também o impedimento de que a punição em âmbito penal seja extinta quando a empresa apenas reconhece a dívida. Todas as medidas valeriam para empresas que devem mais de 10 milhões e são superavitárias. Ou seja: lucram e ao mesmo tempo devem à Previdência.