Americano Robert Francis Prevost é eleito novo papa

08 de Maio 2025 - 14h23
Créditos: AP/Riccardo De Luca

A Igreja Católica tem um novo líder: o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito Papa nesta quinta-feira (8) e adotou o nome de Leão XIV. Ele se torna o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos a assumir o comando da Igreja.

Prevost, de 69 anos, é natural de Chicago e membro da Ordem de Santo Agostinho. Sua trajetória inclui duas décadas de missão no Peru, onde foi bispo e se naturalizou cidadão peruano. Essa vivência lhe rendeu o apelido de “pastor de duas pátrias” e o tornou fluente em espanhol, ampliando sua conexão com a América Latina.

Antes de sua eleição, ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação de bispos em todo o mundo. Sua atuação discreta e equilibrada é vista como um ponto de continuidade com o pontificado de Francisco, especialmente em temas como justiça social, imigração e proximidade com os pobres .

A escolha de um papa americano é historicamente rara, devido às implicações políticas globais. No entanto, o perfil internacional de Prevost e sua experiência pastoral em diferentes culturas pesaram na decisão dos cardeais.

Leão XIV sucede o Papa Francisco e assume a liderança da Igreja em um momento de desafios internos e externos, com a missão de manter o diálogo entre fé, justiça e modernidade.

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Clique aqui e
receba notícias pelo whatsapp gratuitamente!