Amaro Sales defende fortalecimento da indústria para desenvolver o Nordeste

28 de Abril 2019 - 04h41
Créditos:

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Associação Nordeste Forte (ANF), que reúne as Federações do Nordeste, preparou o documento "Programação Prioritária do Nordeste 2019-2022". O material será apresentado aos governos e às lideranças políticas da região. A ideia é buscar boa articulação junto ao governo federal e ao Congresso Nacional, com o objetivo de colaborar com a pauta nacional a partir das prioridades do setor industrial para o Nordeste.

A informação foi revelada pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, que também é presidente da ANF, em artigo publicado neste domingo (28) na Tribuna do Norte. Segundo o texto, "o documento ainda está em análise, e expressa a partir da ótica da indústria, uma sugestão de agenda para o Nordeste brasileiro". 

De acordo com Amaro, a programação destacará "a importância da indústria e do Nordeste para o Brasil; persistência das desigualdades regionais; necessdade de tratamento tributário diferenciado para o Nordeste; urgência da revisão das regras de cálculo dos encargos financeiros dos Fundos Constitucionais de Financiamento; imprescindibilidade da repactuação das dívidas industriais com os Fundos Constitucionais de Financiamento e Fundos de Investimentos; atuação pela retomada das obras de infraestrutura e logística estratégicas no Nordeste; modernização do marco legal do saneamento básico; garantia da segurança hídrica".

"A estratégia de desenvolvimento do Nordeste precisa ser revisitada, considerando que é relevante o fortalecimento da indústria na região e que, para tanto, além do crédito mais barato e desburocratizado, precisamos contar com 'a reformulação e o fortalecimento das instituições que se dedicam a esse fim, como é o caso da Sudene e de seus conselho deliberativo'", diz Amaro no artigo.