A literatura infantojuvenil potiguar terá representação na Bienal do Rio 2023

03 de Setembro 2023 - 11h30
Créditos:

O professor e jornalista Heldene Leicam, de São Miguel do Gostoso (RN) estará marcando presença na Bienal do Rio em uma participação dupla, com o lançamento de seus terceiro e quarto livros. No dia 5 de setembro, ele lançará "As Descobertas do Zulunga" pela Editora Appris, seguido pelo lançamento de "Deninho e a Pecinha que Fazia Treco" em 8 de setembro, pela Editorial Casa. 

O escritor já havia lançado em 2022 o livro "A Pecinha que Fazia Treco" pela Editora La Vita, e seu trabalho foi reconhecido com vários prêmios e distinções literárias. Ele foi premiado com o Prêmio Melhor Livro Infantojuvenil Letras Virtuais 2023 no Prêmio Melhores do Ano de 2022 - Letras Virtuais, além de receber o título de Referência e Qualificação Literária Polímata pela Filos Editora, Academia Independente de Letras e Ordem Scriptorium pela publicação do seu trabalho “Etnomatemática: uma perspectiva sociocultural em educação matemática.

"Ser escritor sempre foi um sonho daqueles trazidos da infância, visto que sempre fui apaixonado pela leitura. No entanto, nunca esperei ter a oportunidade de publicar uma sequência de livros em editoras renomadas e participar de um evento tão importante quanto a Bienal do Rio. É uma experiência incrível, cheia de surpresas e muita felicidade. Tanto a realização pessoal quanto profissional são imensas, principalmente pela possibilidade de contribuir com a cultura local e nacional", afirma entusiasmado o autor.

O Autor
Escritor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro e radicado desde o primeiro ano de idade em São Miguel do Gostoso, uma praia no litoral norte do Rio Grande do Norte, Heldene Leicam cresceu na comunidade Baixinha dos França, localizada na zona rural do município e sempre em busca das oportunidades de trabalhar e estudar. Ao longo dos seus 43 anos, há 24 anos é professor na Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Gostoso. Além disso, ele também se destaca como empreendedor social, produtor cultural e literário, e produtor de conteúdo para redes sociais, incentivando o uso da escrita criativa e da leitura literária entre educadores de todo o Brasil. Com Doutorado em Ciência da Informação, é Pedagogo e Jornalista, consolidando sua trajetória como uma figura inspiradora tanto no mundo da literatura quanto no campo educacional, tanto por meio da produção direta como através da sua rede social no Instagram: @heldeneleicam.