5 mudanças que vão mexer com o Paulistão na TV em 2024

20 de Janeiro 2024 - 12h33
Créditos: Allan Simon/UOL


O Paulistão 2024 começa hoje com a realização de quatro jogos e mudanças importantes nas transmissões. Será a primeira edição em mais de 20 anos sem a presença do Premiere, da Globo, como PPV (pay-per-view) oficial da competição. Haverá mais jogos disponíveis gratuitamente na internet, com o crescimento do YouTube. E até os horários vão ser diferentes.

A competição reúne 16 times e vai ser realizada até o mês de abril. Os jogos serão exibidos em TV aberta pela Record, em streaming gratuito no R7 e no PlayPlus, na TV paga pela TNT, no streaming pago pela HBO Max, e no PPV pela plataforma Paulistão Play. Confira as mudanças:

1 - Record muda horário dos jogos nos domingos
Depois de seguir a "fórmula" da Globo nos dois primeiros anos de contrato com o Paulistão, em 2022 e 2023, para este ano a Record decidiu não transmitir mais seus jogos aos domingos no horário tradicional das 16h. A aposta agora será em jogar a partida para um pouco mais tarde, com início às 18h (horário de Brasília).

A estreia será com Corinthians x Guarani, amanhã, quando a emissora vai estrear também sua nova equipe de transmissão, composta pelo narrador Oliveira Andrade, pelo comentarista Walter Casagrande Jr., e pelo analista de arbitragem Sálvio Spinola. Bruno Laurence apresenta, e as reportagens ficam com Márcio Canuto, Alexandre Oliveira, Bruno Piccinato, Jean Brandão e Janice de Castro.

2 - YouTube agora transmite seus jogos pela CazéTV
O YouTube também fez mudanças em sua estratégia após dois anos transmitindo o Paulistão no canal oficial que leva o nome da competição. Em 2024, as transmissões do pacote adquirido pela plataforma do Google serão feitas na CazéTV, canal do streamer Casimiro Miguel em parceria com a LiveMode.

A CazéTV assume as transmissões com a missão de ampliar o alcance do campeonato, já que a base de inscritos é bem maior que a do canal Paulistão. Há poucos dias, a marca alcançou o posto de maior canal de esportes do YouTube no Brasil, superando a TNT Sports na plataforma e passando dos 10,5 milhões de inscritos. O Paulistão tem pouco mais de 3,1 milhões e será usado para transmissões com imagens da Série A2, além de jogos da Série A1 sem imagens no modelo web rádio.

3 - Pacote de jogos do YouTube fica bem maior
A mudança de estratégia que levou o Paulistão de seu canal oficial para a CazéTV não é a única coisa que vai ser diferente na edição de 2024 no YouTube. A plataforma também ampliou a quantidade de transmissões de jogos gratuitos. Até o ano passado, eram 16 partidas. Nesta temporada, serão 50, sendo 45 só na primeira fase.

Com isso, a CazéTV terá, em média, entre três e quatro jogos por rodada. Na estreia, vai exibir Botafogo x Santos (18h) e Ponte Preta x Mirassol (20h15), hoje, e mais dois jogos amanhã: Novorizontino x Palmeiras (16h) e Inter de Limeira x Portuguesa (18h).

Além dos 45 jogos na primeira fase, a CazéTV vai transmitir cinco partidas dos mata-matas no YouTube. Serão dois jogos das quartas de final, uma das semifinais, e os dois duelos da grande final.

4 - Premiere não é mais o PPV do Paulistão
Depois de mais de 20 anos, a Globo não vai operar mais o serviço de pay-per-view do Campeonato Paulista. Essa promete ser uma das mudanças mais chocantes para os desavisados que forem procurar nos canais Premiere os jogos do Paulistão a partir de hoje.

Globo e FPF não renovaram o contrato, que era o menor dentre os detentores de direitos do ciclo atual. Enquanto Record, YouTube e TNT Sports assinaram vínculos entre 2022 e 2025, o acordo do Premiere era válido apenas por dois anos, 2022 e 2023, e não teve uma extensão após o fim do ano passado.

5 - Paulistão Play será a opção para quem quer PPV
O Paulistão Play não é exatamente algo inédito como PPV da competição. Sua estreia foi em 2022, mas como havia o Premiere com tradição de mais de duas décadas nesse tipo de comercialização e uma base instalada de assinantes muito maior, pouco se falou sobre o novo serviço próprio da federação nos dois primeiros anos.

Mas a saída do PPV da Globo tornou o Paulistão Play a única opção de quem quer um serviço que reúna o maior número possível de jogos da competição. Além do streaming, onde opera há dois anos, desta vez o Paulistão Play vai migrar também para operadoras de TV. Já foram fechados acordos com a Vivo e com a Sky. Outras marcas ainda podem entrar. Na Vivo, o Paulistão Play terá três canais para mostrar os jogos.

O Paulistão Play tem os direitos de quase todos os jogos do torneio. As exceções são as 13 partidas totalmente exclusivas da TNT Sports, uma por rodada e mais uma nas quartas de final, que serão exibidas pela TNT e pela HBO Max. A questão é que, por outro lado, nenhum jogo que envolva times como Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Portuguesa e Guarani será exclusivo do PPV em 2024, graças ao aumento da oferta gratuita no YouTube.

Com isso, o Paulistão Play terá duas grandes funções: ser obrigatório a torcedores de times do interior de menor apelo midiático, e também ser a opção de quem quer "pular" menos entre canais diferentes e ver quase tudo no mesmo ambiente, já que apenas 13 jogos não estarão nesse PPV.

O Paulistão Play custa R$ 19,90 por mês e tem plano que abrange todo o período da competição com pagamento único de R$ 49,90.

Com informações de UOL