VÍDEO: Presidente da CPMI expulsa deputado após bate-boca em sessão com general Heleno

26 de Setembro 2023 - 11h15
Créditos:


O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), expulsou o deputado Abilio Brunini (PL-MT) do colegiado após o parlamentar do PL interromper por diversas vezes as falas de outros parlamentares. A sessão que ouve o general Augusto Heleno foi suspensa depois de um bate-boca entre integrantes da base governista e da oposição.

As advertências de Maia ao deputado do PL são reincidentes desde o início da CPMI. O deputado bolsonarista tem como costume interromper as falas de parlamentares da base do governo e fazer comentários em voz alta quando é a vez desses deputados e senadores falarem.

Desta vez, a decisão de Maia pela expulsão veio depois que o deputado do PL interrompeu a fala da deputada Duda Salabert (PDT-MG), que estava fazendo perguntas e considerações sobre o general Augusto Heleno. O presidente da CPMI então interrompeu a sessão e determinou a retomada do depoimento para depois que o deputado deixasse o local. Veja:

“Vou encaminhar o nome de vossa excelência ao Conselho de Ética. Eu não vou permitir que vossa excelência fique tumultuando esses trabalhos da CPI. Vossa excelência não vai conseguir isso“, disse Maia.

“Vossa excelência vai sair do recinto agora. Solicito à segurança que retire o deputado Abilio do plenário. Está suspensa a reunião. O deputado Abilio vai ser retirado do plenário. Em caso de recusa do deputado de se retirar do plenário, o presidente suspenderá a sessão que será reaberta até que obedecida a determinação“, completou o presidente da CPMI.

Com informações de O Antagonista