Trade turístico teme efeitos de poluição ambiental no Nordeste

20 de Outubro 2019 - 04h27
Créditos:

O vazamento de óleo em praias do Nordeste vai afetar o turismo na região? Por ser baixa temporada, o impacto ainda é pequeno, mas hotéis e associações temem efeitos na alta temporada, entre dezembro e o Carnaval. Caso o problema persista, a redução de visitantes é dada como certa.

A lista de locais já atingidos inclui destinos consagrados como as praias de Pipa (RN), Porto de Galinhas (PE) ou o Parque dos Lençóis Maranhenses (MA), além das oito capitais costeiras da região. Todos sofreram, pelo menos em um momento desde setembro, com aparecimento de óleo. Os estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia ainda registram incidência de manchas.

Segundo a presidente da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Magda Nassar, o impacto nas vendas ainda é pequeno porque a região está no período de baixa temporada.

"Se não for resolvido, se isso se espalhar, se expandir, o Nordeste vai sofrer as consequências. As agências de viagens vão oferecer outros pacotes. Temos muitos destinos de praia, como o Caribe. No Brasil, também há outras praias. Mas claro que a gente não quer o Nordeste comprometido. Estamos falando das férias de verão, e o Nordeste é um destino de desejo do brasileiro. É importante que o governo tome para si e resolva esse problema até novembro", afirmou.

Fonte: Uol