Taxa de cura da Covid-19 é 50% maior em hospitais particulares

24 de julho 2020 - 14h52
Créditos:

Pacientes internados com Covid-19 em hospitais privados têm taxa de cura 50% maior que os internados em hospitais públicos, segundo levantamento realizado pela Folha de S. Paulo .

De acordo com a pesquisa, em média, 51% dos doentes hospitalizados em unidades privadas sobrevivem, enquanto nos públicos a taxa é de 34%.

As regiões com o menor índice de cura em unidades públicas são Norte e Nordeste. O levantamento ainda mostra que o percentual de mortes é maior quando as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) estão com grande ocupação nos leitos de terapia intensiva (UTIs).

Segundo especialistas ouvidos pelo jornal, não é possível encontrar uma causa precisa para essa diferença, mas o fator doenças crônicas é "questão-chave" na batalha contra a Covid-19. É importante levar em consideração que as desigualdades sociais afetam de forma substancial a saúde da população.

Para o levantamento, foram analisados 66.450 pacientes de hospitais do SUS e 57.883 de unidades privadas. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 47 milhões de brasileiros têm plano de saúde —  cerca de 20% da população.