Eleições 2026: confira se mudou seu local da votação, o que levar e faça a colinha

02 de Outubro 2026 - 18h01
Créditos: Reprodução

As Eleições 2026 serão realizadas neste domingo (4), e o eleitor precisa ficar atento a algumas regras para evitar problemas na hora de votar. Antes de sair de casa, é importante conferir o local de votação, o documento de identificação e os números das candidaturas.

O 1º turno será das 8h às 17h pelo horário de Brasília. Em estados com fuso diferente, o período corresponde a horários locais distintos. No Acre, por exemplo, a votação será das 6h às 15h.

O que levar para votar

O eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. São aceitos RG, Carteira de Identidade Nacional (CIN), CNH, passaporte, carteira de trabalho física, carteira profissional emitida por conselho de classe e e-Título, desde que o aplicativo mostre a foto do eleitor. Documentos oficiais com foto podem ser usados mesmo vencidos, desde que permitam a identificação.

O título de eleitor em papel não é obrigatório e não substitui o documento com foto. Certidões de nascimento e casamento e a carteira de trabalho digital não são aceitas para identificação.

O e-Título também permite consultar o local de votação. Por isso, é recomendável abrir o aplicativo antes de sair de casa e verificar se os dados e a fotografia estão disponíveis.

Celular não pode entrar na cabine

O celular, mesmo desligado, não pode ser levado para a cabine de votação. O aparelho deve ser deixado no local indicado pelos mesários. Também são proibidos câmeras, filmadoras e outros equipamentos que possam comprometer o sigilo do voto.

Já a colinha eleitoral impressa pode ser levada para a cabine e ajuda a evitar erros na hora de digitar os números.

Ordem de votação

Neste primeiro turno, o eleitor fará seis escolhas:

Deputado federal: quatro dígitos
Deputado estadual ou distrital: cinco dígitos
Senador: três dígitos
Senador: três dígitos
Governador: dois dígitos
Presidente: dois dígitos

Serão dois votos para o Senado, referentes às duas vagas em disputa. A urna apresentará primeiro uma vaga e depois a segunda.

Horários locais

Embora o horário oficial seja o de Brasília, a diferença de fuso faz com que o eleitor veja horários diferentes no relógio:

Acre: 6h às 15h
Mato Grosso: 7h às 16h
Mato Grosso do Sul: 7h às 16h
Rondônia: 7h às 16h
Roraima: 7h às 16h
Maior parte do Amazonas: 7h às 16h
Fernando de Noronha: 9h às 18h

Em 11 municípios do Amazonas que seguem o mesmo fuso do Acre, a votação será das 6h às 15h. Nos demais estados e no Distrito Federal, será das 8h às 17h no horário local.

Quem estiver na fila no horário de encerramento continuará tendo direito a votar.

O eventual segundo turno será realizado em 25 de outubro, também das 8h às 17h pelo horário de Brasília.

Notícias relacionadas

Últimas notícias