STF arquiva denúncia do PT contra Moro por "destruição de provas" dos hackers

16 de Agosto 2019 - 12h29
Créditos:

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia decidiu arquivar o pedido de abertura de uma investigação criminal contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, por conta de sua atuação na Operação Spoofing, que apura a invasão de celulares e obtenção de dados de autoridades por meio do aplicativo Telegram. O parecer da Procuradora-geral da República, Raquel Dodge, já tinha sido favorável ao arquivamento da denúncia.

O pedido de abertura de investigação foi apresentado ao STF pela presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT–PR), pelo deputado Paulo Pimenta (PT–RS) e pelo senador Humberto Costa (PT–PE), que acusam Moro da prática dos crimes de abuso de autoridade, violação de sigilo funcional e supressão de documento. A informação é do Estado de S. Paulo.

Os petistas alegam que Moro usou dados obtidos de uma investigação sigilosa para “benefício próprio e até mesmo sugerir a destruição de provas”, o que demonstraria ingerência do ministro nas investigações da Polícia Federal. Também contestam a conduta de Moro de telefonar para diversas autoridades para informá-las de que elas foram alvos de interceptações ilegais e sinalizar que o material obtido seria destruído.