Lula confirma ausência no debate da Globo

30 de Setembro 2026 - 15h44
Créditos: Reprodução

O presidente Lula (PT) confirmou que não participará do debate presidencial da Globo nesta quinta-feira, 1º. A ausência foi informada pela assessoria do petista. A informação é do O Antagonista.

O encontro será realizado a apenas três dias do primeiro turno, marcado para domingo, 4, e terá início às 21h30, logo após o Jornal Nacional. Será o último debate presidencial antes da votação.

Com a ausência de Lula, Flávio Bolsonaro (PL) confirmou que participará do encontro mesmo sem a presença do petista. Também estão confirmados Ronaldo Caiado (PSD), Augusto Cury (Avante) e Romeu Zema (Novo). A participação de Zema foi autorizada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques, após recurso apresentado pelo Novo.

O formato terá quatro blocos. Em dois deles, os candidatos responderão a temas sorteados, enquanto os outros dois terão perguntas e respostas de tema livre.

A ausência de Lula ocorre depois de semanas de discussão sobre a participação do presidente em debates nesta reta final da campanha. A equipe do petista vinha avaliando o comparecimento ao encontro da Globo, enquanto adversários pressionavam pela presença do presidente.

A Globo preparou regras específicas para candidatos que não comparecerem. No caso de Lula, a dinâmica prevê que os participantes possam dirigir perguntas ao candidato ausente, que será representado no estúdio por uma cadeira vazia identificada com seu nome.

O debate será transmitido pela Globo, pela GloboNews e pelo g1.