SENAI-RN aparece como destaque nacional em serviços para a indústria e apresenta novo modelo de gestão

27 de julho 2022 - 14h06
Créditos:

O SENAI-RN aparece em posição de destaque na oferta de serviços de metrologia à indústria brasileira, de acordo com relatório publicado pelo Departamento Nacional do SENAI e detalhado, nesta quarta–feira (27), em reunião do Conselho Regional da instituição no estado.

O levantamento considerou o desempenho financeiro de serviços de calibração e ensaios – englobados na área de metrologia e amplamente demandados, especialmente, por indústrias de óleo e gás.

“A análise de indicadores como sustentabilidade financeira, ticket médio e disponibilidade de serviços acreditados na rede SENAI em todas as unidades da federação mostra o SENAI-RN atrás somente do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais no escopo de calibrações acreditadas, nos posiciona entre os estados com maior ticket médio, sustentabilidade e receita fruto desses serviços”, disse o diretor do departamento regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello.

O resultado, segundo ele, “reflete uma clara recuperação do setor de óleo e gás, que tem mantido a demanda por esses serviços em curva de expansão, e que a indústria de diversos estados do Brasil tem enxergado a equipe e os laboratórios do Rio Grande do Norte como fontes de soluções com competência técnica e atenção à qualidade dos procedimentos necessários para atender às necessidades do mercado”.

RESULTADOS

Apenas no primeiro semestre deste ano, foram realizados 19,6 mil ensaios e cerca de 500 calibrações, em atendimentos a 139 empresas de diversos estados.

Serviços técnicos especializados e a área de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), encabeçada pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), encerraram o mês de junho com as metas projetadas para o período cumpridas.

No campo da educação profissional, a instituição superou a marca de 20 mil matrículas e ultrapassou metas em todas as modalidades em que atua, com destaque especialmente para cursos técnicos e os que têm como objetivo a aprendizagem industrial básica.

O Conselho Regional do SENAI-RN é formado por representantes da indústria, dos trabalhadores da indústria, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Previdência. É presidido pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo.

GESTÃO

Durante a reunião, nesta quarta-feira, o diretor regional do SENAI-RN também apresentou ao Conselho o novo modelo de gestão da instituição no estado, que passa a vigorar em 1º de agosto.

A principal mudança, segundo ele, é que a gestão das áreas de PD&I, Serviços Especializados em Tecnologia e Inovação (STI), Educação Profissional, gerenciamento de projetos e administrativa, antes descentralizada e sob responsabilidade de cada unidade operacional da instituição, será concentrada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN em Natal.

“É um modelo que estamos chamando de gestão compactada, com vistas à eficiência, produtividade e sustentabilidade da instituição”, explicou Rodrigo Mello.

Amaro Sales, presidente do Conselho Regional do SENAI e do Sistema FIERN, por sua vez, observou que os estados mais ricos seguem esse modelo, baseado na otimização dos resultados.

Na rede SENAI, a estratégia já é realidade no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Bahia e São Paulo.

Com a entrada em vigor do novo modelo de gestão, todas as unidades do SENAI-RN, em Natal e no interior do estado, continuam em operação, com perspectivas de crescimento.

Sobre o SENAI

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde. A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).