Projeto Cine Drive In vai ocupar estacionamento da Arena das Dunas em outubro

11 de Agosto 2020 - 06h01
Créditos:

Houve um verão nos anos 40 onde se podia ver filmes ao ar livre. Mas o Cine Trampolim da Vitória, localizado na Base Aérea de Parnamirim, era off-limits, exclusivo aos oficiais graduados e convidados ilustres, recebendo estrelas do naipe de Tyrone Power e Clarke Gable, que passavam por aqui nos tempos da Segunda Guerra. Nos anos 70/80, os natalenses sentiram um gostinho do cinema no “carango” e serviço de bar com o Drive-In Rampa, que durou poucos anos.

A experiência divertida e nostálgica, somente conhecida através dos filmes de época e das séries retrôs, encontrou no momento de pandemia do novo coronavírus uma forma de viajar no tempo. É com este sentimento que nasce o projeto CINE DRIVE IN NATAL, o primeiro cinema em formato drive-in a ocupar o espaço do Arena das Dunas.

Idealizado pelas produtoras Haylene Dantas (HD Produções) e Keila Sena (Casa de Produção), ambas com experiência em produção e projetos de cinema em Natal, o Cine Drive In Natal vai oferecer entretenimento de qualidade de forma segura, agradável e única, abarcando todos os públicos para vivenciarem juntos uma grande experiência de cinema com emoção.

Durante o mês de outubro serão realizadas quatro edições no estacionamento do Arena das Dunas, com exibição de cinco filmes por noite, divididas em quatro sessões. A cada sábado do mês será montada uma grande estrutura de exibição ao ar livre com uma tela de 12m de largura x 7m de altura e um equipamento de projeção e sonorização de alta qualidade para que seja possível atender a demanda de até 200 carros por sessão. Será a maior tela de projeção já montada em eventos de cinema no Estado.

O público poderá acompanhar o áudio pelo rádio ou, se preferir com a janela aberta ouvir pelo sistema de som do cinema. Alguns filmes vão dispor de aplicativo de acessibilidade para cegos ou surdos, sem interferir na projeção para a maioria.

 “É um projeto cultural de resgate ao cinema drive-in que vem sendo tendência no Brasil, por ser adequado as recomendações de proteção ao vírus. Mas é também um momento para emoções positivas. Queremos criar algo de bom, um respiro para as famílias nesse momento difícil que estamos vivendo” comentou Haylene Dantas. Para Keila Sena, é um projeto democrático, acessível e de experiência, pois queremos mostrar uma possibilidade de cinema e celebrar a alegria de estarmos juntos, mesmo da forma diferente”, comentou.

CINEMÃO A CÉU ABERTO

Serão exibidos seis filmes por edição, sendo três longas nacionais ou internacionais, três filmes potiguares. A cada sábado serão 4 sessões, sendo a primeira a Sessão infantil (classificação indicativa: livre), às 17h. Na sequência (20h) a sessão Clássicos do Cinema (Classificação indicativa: livre ou 14 anos). A terceira e quarta sessões reúnem curtas metragens produzidos no Rio Grande do Norte e filmes contemporâneos, os chamados filmes de festivais.

Entre as sessões um DJ vai agitar o ambiente discotecando músicas potiguares e de trilhas cinematográficas. É também neste momento que se dará a logística de entrada e saída de carros.

O Cine Drive-In Natal vai marcar a história nesse momento de reinvenção como projeto cultural de promoção, resgate e memória dos cinemas drive-in, além de difundir o cinema brasileiro, os clássicos que marcaram gerações e a relação das pessoas com a experiência do cinema como arte acessível.

ESTRUTURA

A segurança e a organização do estacionamento é a base para a realização deste evento, o qual adotará um sistema rígido de fiscalização (controle de entrada e saída, distanciamento limite de automóveis por sessão e permanência do público no interior dos carros) para garantir a saúde e bem estar de todos.

O projeto também será um grande gerador de renda temporária, pois envolve diversas empresas e profissionais da economia criativa. Somente na equipe estarão mais de 80 pessoas, além dos fornecedores.

O Cine Drive-In Natal vai trabalhar com uma equipe composta por técnicos de projeção, som e luz, produtores, cenógrafo, curadores, projecionista, programador, jornalistas, técnicos do audiovisual, gerente de marketing entre outras e ainda uma grande equipe de atendimento ao público. Dezenas de seguranças direcionados a organização do estacionamento manterão o controle rígido do distanciamento entre os carros, além da própria segurança de todos. Rapazes e moças sob patins e bicicletas darão apoio ao público orientando e esclarecendo dúvidas.

A fiscalização de uso de máscaras e outras medidas de segurança ficará por conta dos “lanterninhas” como nos antigos cinemas; a venda de balas e bombons, se dará por meio de bombonieres (tabuleiros) acopladas ao corpo do atendente. As bicicletas atenderão a demanda de venda de águas, refrigerantes e pipoca ao público.

Haverá uma equipe de limpeza exclusiva para atendimento aos banheiros químicos, os quais serão nos modelos mais amplos e com pias para lavagem das mãos; Essa equipe estará a postos fazendo a higienização a cada vez que o equipamento for usado, e seguranças farão o controle da fila respeitando a marcação do distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas.

Todos estarão equipados individualmente com máscaras, luvas e álcool em gel para sua higienização constante durante o período de trabalho, fazendo troca de 3 em 3 horas das máscaras e luvas.

Alimentação por QR Code

O evento pretende organizar uma praça de alimentação com a instalação de FoodTrucks que atenderão o público por meios digitais, realizando a entrega dos lanches nos carros dos clientes através de um entregador de bicicleta a exemplo do Uber Eats. A realização da oferta desses serviços só será possível mediante a autorização dos órgãos públicos competentes que atuam no combate ao Covid-19.

A instalação da Praça de Alimentação não impede que o público leve seu próprio lanche de casa.

INCENTIVO FISCAL

O projeto está submetido às Leis de Incentivo à Cultura que beneficiam o patrocínio das empresas por meio da dedução de impostos, através da Lei Municipal Djalma Maranhão da prefeitura de Natal e Lei Estadual Câmara Cascudo  do Governo do Estado.

OS REALIZADORES

A HD Produções é uma produtora que atua no mercado há 8 anos, que acredita na transformação de vidas através do acesso à arte, cultura e educação. A produtura de Haylene dantas já realizou produções de projetos em variadas cenas no mercado Potiguar e Nacional.

A Casa de Produção é uma empresa que promove eventos culturais e atividades de capacitação. Presta serviço de produção audiovisual para produtoras nacionais em longa-metragem, documentários, series pra TV, comerciais publicitários e campanhas políticas. Um dos principais projetos culturais da produtora é o Festival de cinema Goiamum Audiovisual.

QUER SABER SOBRE OS CINE DRIVE IN?

Um cinema drive-in é a estrutura de uma grande tela ao ar livre, com cabine de projeção em uma grande área de estacionamento para automóveis. Dentro desta área o público pode ver filmes na privacidade e conforto de seus carros. Na década de 1920, os "filmes ao ar livre" se tornaram um entretenimento popular de verão nos Estados Unidos, tendo o pico de popularidade no final da década de 1950 e no início da década de 1960. Não somente pela viabilidade econômica, por terem seus ingressos mais baratos, mas também pela segurança e conforto, o “cine drive-in” era uma excelente opção de entretenimento para as famílias, como por exemplo, o fato de que casais pudessem cuidar de seus bebês enquanto assistiam a um filme, sem ter que se preocupar com o entorno. Por outro lado, os jovens consideravam os drive-ins ideais para um primeiro encontro e a busca pela diversão. Ao contrário dos cinemas fechados, havia um ar de informalidade atraente para pessoas de todas as idades, mas especificamente para as famílias.