Programa de estreia “Papo de Fogão: Sabor e Tradição” exalta pescadoras e marisqueiras de Macau-RN

27 de Outubro 2022 - 14h13
Créditos:

Natal (RN), 26 de outubro de 2022 - Neste final de semana começa o Projeto Papo de Fogão: Sabor e Tradição. Um resgate das antigas memórias da gastronomia nordestina. No programa de estreia o telespectador participará de uma incursão em Macau, município da região salineira do Rio Grande do Norte, para conhecer o trabalho das pescadoras e marisqueiras. E Célia Pescadora vai preparar o Deguste das Águas, tradicional prato dos pescadores e na dica rápida, Dona Vitória - Cozinheira do Restaurante Marias vai ensinar o preparo da Farofa de Búzios. Tem ainda uma entrevista com Suely Soares, presidente da Associação das Marisqueiras Macau/RN.

"Vamos apresentar histórias deliciosas como da Carne de Sol, dos queijos de manteiga e de coalho, do alfenim, do grude e de muitas outras iguarias da cultura nordestina que, infelizmente, algumas delas estão caindo até no esquecimento. Mas não pelo Papo de Fogão, que convida a todos a assistirem e degustar o especial Sabor e Tradição”,  convoca o comandante do programa Fernando Amaral, chef e publicitário, que desde 2013, apresenta o melhor da nossa gastronomia, com muita descontração, dicas práticas e o tempero especial dos seus convidados que também elaboram suas receitas preferidas.

O episódio estreia sábado (29) na Band Nordeste (Alagoas -  07h, Ceará - 8h e Maranhão - 10h30). Na Paraíba será exibido pela TV Correio (Record) a partir das 13h. No domingo, dia 30, será exibido para o espectador do Rio Grande do Norte pela TV Tropical, às 10h. O episódio de estreia e os demais programas do Papo de Fogão estão disponíveis no Canal do Papo de Fogão no Youtube - http://youtube.com/c/PapodeFogao

O projeto Papo de Fogão - Sabor e Tradição vai mapear as cozinhas das quatro regiões do Estado, tendo como guia as pesquisas de Luis da Câmara Cascudo e Oswaldo Lamartine sobre a temática, através de 10 programas para veiculação em Tv e na internet, no YouTube, e, ainda, vai reunir as receitas das cozinhas mapeadas e dos principais pratos servidos para a elaboração de um livro com 50 páginas coloridas com as principais receitas captadas pelas pesquisas. Esta temporada tem o patrocínio do Governo do Estado, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Clan, Iskisita Atakado, Café Santa Clara e Grupo Dunas.

O recorte da pesquisa é por investigar as cozinheiras das feiras, restaurantes, mercados, quituteiras e cozinheiras tradicionais para mostrar à população características das comidas do RN como alfenim, a história da carne de sol, dos queijos, grude e demais iguarias que muitas vezes estão caindo no esquecimento dos mais jovens.    

“Entendemos que pesquisar as cozinhas do RN, irá contribuir para o fortalecimento da memória coletiva não só da localidade, mas da cultura alimentar de todo o Estado. Para além disso, dará visibilidade ao trabalho de todas as mulheres e homens envolvidos no processo produtivo, e ainda irá apontar para os efeitos das políticas públicas de planejamento urbanístico e turístico”, explica Fernando Amaral.

O programa é exibido através das afiliadas da TV Record no Rio Grande do Norte/TV Tropical, na Paraíba/TV Correio e na Band Nordeste nos estados do Ceará, Maranhão e Alagoas, com um público telespectador de, aproximadamente, 700.000 pessoas assistindo o programa todos os finais de semana, totalizando mais de 2,8 milhões de pessoas/mês.

O Projeto Papo de Fogão: Sabor e Tradição é uma nova temporada como foi a exitosa Papo de Fogão Raiz, uma série especial que mapeou a gastronomia popular das ruas, feiras e mercados em 2021. “Essa cozinha preparada sob métodos simples, traz a força dos temperos. É uma comida carregada de histórias sobre o povo de um lugar”, costuma dizer o apresentador.