Professor da UFRN está em ranking dos melhores cientistas do mundo

27 de julho 2023 - 05h00
Créditos:

Francisco Hilário Bezerra, professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DG/UFRN), alcançou a 32ª posição na lista dos melhores cientistas na categoria de Ciências da Terra, de acordo com a 2ª edição do prestigioso ranking Research.com. A classificação é baseada em dados consolidados de diversas fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef, coletados em dezembro de 2022. Para essa categoria, foram analisados mais de 7636 cientistas.

O docente tem se dedicado, principalmente, aos estudos de falhas geológicas, sismicidade e reservatórios petrolíferos. A análise realizada pela Research.com revelou que o pesquisador possui publicações significativas nessas três áreas.

De acordo com a Research.com, o professor Bezerra possui aproximadamente 195 publicações, sendo algumas das mais citadas: "Quão ativa é uma margem passiva? Paleoseismicidade no Nordeste do Brasil"; "História holocênica do nível do mar na costa do estado do Rio Grande do Norte, Brasil"; e "Controle de falha pliocênica-quaternária de sedimentação e morfologia da planície costeira no NE do Brasil".

O pesquisador expressa sua satisfação ao ver a ciência retomando um lugar importante no país. Ele destaca que o reconhecimento de suas pesquisas ocorre por meio de publicações científicas, formação de excelentes recursos humanos e apoio financeiro. Bezerra menciona que a transição energética e o uso da inteligência artificial são fatores que têm impactado a direção de suas pesquisas e o perfil dos profissionais que estão sendo formados na área de geociências.

Atualmente, as pesquisas mais recentes do cientista têm focado em petrologia, fratura, rocha carbonática, afloramento e cavernas, sendo seus estudos altamente multidisciplinares e voltados para bacias sedimentares. Bezerra destaca que sua maior ambição é ver os jovens pesquisadores com quem trabalha bem-sucedidos em suas carreiras profissionais. Sua dedicação em formar novos profissionais qualificados evidencia seu comprometimento com o avanço da ciência e o desenvolvimento do conhecimento em Ciências da Terra.

Com informações de Ponta Negra News