Portal será espaço de conexão de negócios, ONG’s e projetos sociais no NE

08 de Outubro 2019 - 12h07
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O Brasil está acompanhando uma tendência mundial de transformação no mundo dos negócios referente ao compromisso das empresas em manter ações de responsabilidade social e projetos que visam promover melhorias para diversas camadas da população e gerar impacto socioambiental positivo.

A grande novidade nos últimos anos e que vem aumentando na realidade empresarial brasileira é a chegada de uma nova geração de empresas que está fomentando uma mudança social positiva, buscando aliar lucro e impacto positivo na sociedade - os chamados negócios de impacto. Eles surgiram como um caminho para empreendedores que oferecem produtos e serviços que, por exemplo, reduzem a vulnerabilidade da população de baixa renda ou promovem o consumo de forma consciente diminuindo o prejuízo ao meio ambiente, mas que também obtém um retorno financeiro.

Para dar visibilidade e conectar os negócios de impacto, as organizações sem fins lucrativos e as ações de responsabilidade social que visam desenvolver iniciativas do bem é que surgiu o Impacta Nordeste, o primeiro portal do Nordeste que será a voz ativa de empreendedores sociais da região.  A plataforma será lançada no próximo dia 14 de outubro às 18h, no SEBRAE, em um painel intitulado “Desafios e Oportunidades do Empreendedorismo Social no Nordeste”, com a participação de Júlio Ledo, consultor nacional do SEBRAE para Negócios de Impacto, e Marcello Santo, idealizador do portal.

Criado por uma empresa potiguar, a Visão Social, o portal tem como objetivo promover a união de quem faz e ajudar quem quer fazer. “Seremos um espaço para conectar, capacitar, divulgar e mobilizar os negócios de impacto, projetos sociais e ações de responsabilidade social que pretendem transformar positivamente a região”, explica Marcello Santo, diretor-fundador do portal e da Visão Social – Soluções de Impacto.

O Impacta Nordeste (www.impactanordeste.com.br) é uma plataforma que vai integrar os diferentes atores de iniciativas sociais (empreendedores sociais, sociedade civil, poder público e setor privado) e suas necessidades, fomentando o ecossistema de negócios de impacto, das organizações sociais e dos projetos transformadores.  “Entendemos que há um enorme potencial e diversas oportunidades para quem quer transformar a realidade social da região de forma criativa e inovadora. Acreditamos que a comunicação, o conhecimento e o engajamento são ferramentas fundamentais para empoderar esses agentes em sua missão e gerar novas oportunidades”, afirma Marce llo.

O portal vai reunir, em um único espaço, informações e notícias sobre negócios de impacto, projetos sociais e iniciativas de responsabilidade social no Nordeste, e oferecerá serviços relevantes para os empreendedores sociais. Através do portal, será possível iniciar uma campanha de financiamento coletivo, ver editais abertos, obter conhecimento através de cursos, palestras e pesquisas, anunciar e ver oportunidades de emprego na área, expor seu negócio ou organização para investidores. Para isso, o portal conta com vários parceiros de relevância nacional como: Sebrae, a Pipe.Social – plataforma-vitrine que conecta quem investe e fomenta o ecossistema de impacto, Prosas - platafor ma de seleção e monitoramento de projetos sociais que articula patrocinadores, empreendedores sociais e cidadãos, e a Benfeitoria uma plataforma de crowfunding (financiamento coletivo) para projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental.

Negócios de impacto, responsabilidade social e empreendedorismo social

Em 2006, Muhammad Yunus, o conhecido “banqueiro dos pobres”, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento ao seu projeto de microcrédito que promoveu a redução da vulnerabilidade da população mais carente em Bangladesh. Esse é considerado o primeiro negócio social e desde então esse modelo tem se expandido pelo mundo com uma visão de que é possível obter resultados financeiros e gerar um impacto social ou ambiental de forma positiva.

As principais características de um negócio de impacto são: ser um modelo de negócio que garante a rentabilidade e não depende de doações ou subsídios; apresentar inovação no modelo de negócio; vender um produto ou serviço que contribui para melhorar a qualidade de vida da população e que esse produto ou serviço principal seja capaz de sustentar financeiramente a empresa, de forma que ela não dependa de doações ou captação de recursos para as suas operações; ter potencial para operar de maneira eficiente; existir comprometimento do empreendedor e de sua equipe em melhorar a qualidade de vida de um determinado grupo de pessoas .

Já a responsabilidade social, um termo mais familiar para empresários, investidores e população em geral, resumidamente, é uma forma de gestão empresarial/institucional que se busca uma relação ética e transparente com todos os públicos com os quais a empresa se relaciona e pela promoção de ações que impulsionem o desenvolvimento social e sustentável da sociedade. Essa postura tem se tornado um diferencial em relação ao público consumidor que tem buscado cada vez mais exercer um consumo consciente, por meio, da aquisição de bens e serviços de empresas que se comprometem com o bem-estar da sociedade e a satisfação do cl iente.

Sobre a Visão Social – Soluções de Impacto

A Visão Social é uma consultoria especializada em criação e gestão de projetos e negócios sociais, formada por um coletivo de empreendedores e profissionais de diferentes setores que se uniram com o propósito de aplicar seus conhecimentos para o desenvolvimento de iniciativas sociais de forma inovadora.

Dentre seus objetivos está o de ajudar empresas, organizações e pessoas, de forma colaborativa e efetiva, a impulsionarem suas iniciativas sociais, maximizando o impacto, minimizando os custos, sempre visando sua sustentabilidade.

Sempre em busca de oportunidades que gerem impacto positivo na sociedade, ela também apoia projetos inovadores, cria iniciativas próprias e “conecta os pontos”. Conheça a Visão Social: www.visaosocial.org.