Opinião: Novo Plano Diretor de Natal é luz no fim do túnel

26 de Dezembro 2021 - 05h39
Créditos:

Danilo Sá

Diretor-editor

 

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quinta-feira (23) o novo Plano Diretor da capital potiguar. O projeto, em linhas gerais, estabelece novos limites para construção nos diversos bairros da cidade. É uma luz no fim do túnel.

Como repórter do saudoso JH Primeira Edição, acompanhei de perto a votação do Plano Diretor atual, em 2007, que agora está prestes a virar passado. Na época, havia um entendimento vesgo de que o projeto deveria servir apenas para proteger o meio ambiente e as belezas naturais da cidade. Se ignorou quase que por completo a necessidade do crescimento econômico aliado a proteção ambiental.

Quase 14 anos depois, temos uma Natal presa ao passado. Não há desenvolvimento nesse período em praticamente nenhum bairro. Pelo contrário, regredimos. Praia do Meio, Praia dos Artistas e Redinha perderam investimentos. A zona Norte parou no tempo. Enquanto isso, cidades vizinhas cresceram em disparada, aproveitando a "fuga" de natalenses em busca de moradia.

Finalmente estamos tirando essa trava que impediu Natal de crescer nos últimos anos. Importante parabenizar os vereadores que toparam enfrentar uma votação tão polêmica, sem amarras ou medos de quem acha sua ideologia sempre a mais correta. Barulho nunca levou a lugar nenhum.

Agora, é correr atrás de recuperar os investimentos perdidos. Natal pode, sim, ser uma das maiores cidades do Nordeste em patamar de igualdade com Recife, Fortaleza e João Pessoa. Eu acredito. Que venha o futuro com o novo Plano Diretor.