O goleiro que veio do frio

20 de Março 2020 - 23h39
Créditos:

Lev Ivanovish Yashin começou sua vida esportiva como goleiro de hóquei no gelo dividindo sua atividade como metalúrgico. Iniciou no futebol em 1950, no Dínamo de Moscou, onde permaneceu por 20 anos e foi a única equipe que defendeu na sua vida profissional (além a seleção da União Soviética). Em 1956, foi campeão olímpico em Melbourne, a primeira grande conquista da seleção soviética. Em 1958, a URSS participou de sua primeira Copa do Mundo e quis o destino que caísse no grupo do Brasil (mais Inglaterra e Áustria). O acaso foi mais cruel com Yashin, que já se consagrava como um grande goalkeeper, ágil, com habilidade nos pés e rápido nas saídas de bola. Foi justamente contra a URSS que estrearam Pelé e Garrincha em Copas do Mundo. Em sua biografia, o goleiro disse que de todas as 438 partidas que disputou o jogo contra o Brasil, em Gotemburgo, foi o que mais lhe marcou.

Em 1960, em pleno auge da guerra fria, a URSS foi a primeira vencedora do Campeonato Europeu de Seleções, mais tarde popularizado como Eurocopa, tendo os comunistas utilizado o evento para demonstrar a força da “Cortina de Ferro”.

Yashin jogava com um uniforme todo preto, e em razão de sua agilidade passou a ser chamado de “o aranha negra”. Costumava dizer que o goleiro para ser frio e eficiente deveria, antes de cada partida, fumar um cigarro e tomar uma dose de vodka para acalmar os nervos e tonificar os músculos.

Em 1963, ganhou a “Bola de Ouro”, oferecida pela revista France Football, sendo o único goleiro até hoje a ganhar este prêmio. Em 1966, a URSS fez sua melhor apresentação em Copas ficando em quarto lugar. Esteve no México, em 1970, mas não jogou por estar machucado. Despediu-se do futebol em 27.05.1971, com a sua indumentária negra a defender o gol do Dínamo contra uma seleção do mundo que contava com Eusébio, Gerd Muller e Bobby Charlton.   

Morreu em 1990, foi enterrado com honras de chefe de Estado (Há controvérsia sobre a data da morte, se 20 ou 21 de março).

No ano de 2000, a FIFA elegeu Yashin, o “Aranha Negra”, o goleiro do Século 20.