Ministro da Saúde tem todo respaldo e confiança no Congresso, diz Maia

03 de Abril 2020 - 09h47
Créditos:

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira que o Congresso vai dar todo o respaldo que puder à permanência do ministro da Saúde, Luiz Mandetta, no cargo. Maia comentou a pressão de Jair Bolsonaro contra o ministro que o próprio presidente escolheu.

Bolsonaro discorda das medidas de distanciamento social adotadas por estados e municípios por orientação do Ministério da Saúde para evitar a propagação da epidemia de coronavírus. e ontem criticou Mandetta, dizendo que falta humildade ao ministro e que ninguém é indemissível.

— Os governadores seguem orientação do ministro da Saúde, e o presidente ataca o ministro — disse Maia no seminário "Propostas para o recomeço", promovido pelo jornal Valor Econômico e pelo banco Itaú, com transmissão ao vivo pela internet.

—  Temos toda confiança e todo respaldo que o ministro da Saúde precisar na Câmara e no Senado — disse para depois acrescentar: — O presidente fez escolhas pessoais para os ministérios, Mandetta foi escolha dele, apesar de Mandetta ser filiado ao meu partido. Mandetta foi escolhido por suas qualidades técnicas.

Maia criticou os ataques de Bolsonaro ao ministro da Saúde.Segundo o presidente da Câmara, "é fundamental que, no meio do processo, a gente não tenha uma perda de um nome como o do Mandetta”. Para o deputado, Bolsonaro não tem coragem de demitir o ministro.

— Fundamental é que no meio desse processo a gente não tenha a perda do Mandetta. Qualquer um que sentar naquela cadeira e reorganizar o processo terá uma visão diferente. Certamente, se o presidente trocar o ministro, ele vai mudar a política do ministério, porque ele não acredita naquilo que o ministro (defende)..., mas ao mesmo tempo ele não tem coragem de tirar o ministro e mudar oficialmente a política. Ele fica numa posição dúbia. Só que o ministro Mandetta tem atuado de forma contundente.

O Globo