Mel de abelha é destaque em receitas nas oficinas gastronômicas do Terroir

15 de Outubro 2019 - 19h05

 

Ingrediente presente no cardápio de famílias brasileiras, o mel tem se destacado nos preparos de receitas nas oficinas gastronômicas do Sebrae na Festa do Boi.

 

 

Canindé Soares

Chef Elizabeth Assunção mostra versatilidade do mel nas receitasChef Elizabeth Assunção mostra versatilidade do mel nas receitasParnamirim – Da entrada à sobremesa, o mel é um ingrediente muito utilizado por chefs de cozinha que buscam o resgate das receitas tradicionais da cozinha brasileira. Este é o caso da chef pernambucana Elizabeth Assunção, que ministrou uma oficina gastronômica no espaço Terroir do Sebrae na Festa do Boi, e fez um drink à base de mel, uma entrada de pastel de queijo de cabra com ar de mel, o prato principal de camarão com molho de mel e shoyo, com arroz basmati e de sobremesa um apetitoso ganache com honeycomb.

“Temos uma diversidade de produtos rica em qualidade e nutrientes. Não precisamos recorrer a outros mercados para preparar receitas diferenciadas"

Elizabeth Assunção - Chef

O evento continua até o próximo sábado (19), das 14h às 22h, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. O espaço Sebrae Terroir realiza uma programação extensa, composta de oficinas gastronômicas, seminários técnicos, fazenda digital e exposição de produtos terroir potiguares. O terroir é um termo francês que não tem tradução literal e pode ser entendido como uma região demarcada com características próprias de um lugar, seu clima, sua natureza e sua geografia de onde germinam e fazem brotar um alimento peculiar. Além disso, conectam o lugar, seu povo e suas técnicas para o cultivo e produção de determinados alimentos de forma ímpar, com raízes culturais e identidade singulares.

 

Canindé Soares

Camarão com molho de mel e shoyoCamarão com molho de mel e shoyoAlém do mel de abelha, ingredientes como filé de camarão, queijo de leite de cabra, gengibre, pimenta dedo de moça, pimenta cayena, azeite e lecitina de soja farão parte do menu da chef que faz questão de destacar a importância de valorizar os produtos regionais, especialmente do Rio Grande do Norte. “Temos uma diversidade de produtos rica em qualidade e nutrientes. Não precisamos recorrer a outros mercados para preparar receitas diferenciadas. Dispomos de ingredientes com muita versatilidade e que se harmonizam perfeitamente para uma receita saborosa”, explica.

Quanto à rejeição que muitos têm ao mel de abelha puro, Elizabeth Assunção afirma que tudo é uma questão de paladar. Contudo, a chef pernambucana radicada em Natal acredita que sabendo fazer a combinação adequada com outros ingredientes, é possível se obter receitas deliciosas e capazes de conquistar o paladar mais exigente. “O mel é um ingrediente bastante versátil e tem propriedades bactericidas. Basta que seja feita a combinação adequada”, defende ela, que é também instrutora da Escola Senac Barreira Roxa, localizada na Via Costeira de Natal.